A Apetit Serviços de Alimentação nasceu em 1989 em Londrina segunda maior cidade do Paraná com o objetivo de fornecer refeições prontas para outras empresas. A preocupação com seus funcionários é a mesma dispensada aos colaboradores de seus clientes. "Não esquecemos do ambiente interno. Fornecemos alimentação de qualidade para todos. Isso faz parte da meta da empresa, que é cuidar das pessoas", diz o gerente de recursos humanos, Celso Eusébio de Oliveira. "Os funcionários se relacionam como se estivessem em família. Aqui todos são respeitados, tanto no aspecto profissional como no pessoal."
Estar no ranking de boas empresas para trabalhar é algo que a Apetit busca há tempos. "Trabalhamos o clima organizacional para estar entre as melhores. É muito bom não só para a empresa, mas também para o funcionário", diz o gerente. "Além disso, é bom que a resposta tenha vindo dos próprios colaboradores."
O gestor de custos, Luiz Sérgio Vieira, trabalha há dez anos na Apetit e diz que a companhia valoriza muito as pessoas. "Não somos só mais um número. Por a empresa ser muito transparente, todos têm autonomia para sugerir ideias e novos projetos", diz. "Aqui todos os pontos levantados são levados em consideração, para que possamos definir diretrizes mais claras."
* * * * *
Refeições coletivas
Fundação: 1989
Londrina
Faturamento em 2009: R$ 8,88 milhões
Número de funcionários: 352
Homens: 40
Mulheres: 312
Faixa etária
Menos de 25: 46
Entre 26 e 34: 144
Entre 35 e 44: 116
Entre 45 e 54: 35
55 ou mais: 11
Escolaridade
Até o 2º grau: 316
Sup. incompleto/em curso: 3
Sup. completo: 27
Pós-graduação: 6
Tempo de serviço
Menos de 2 anos: 236
Entre 2 e 5 anos: 75
Entre 6 e 10 anos: 18
Entre 11 e 15 anos: 11
Entre 16 e 20 anos: 10
Mais de 20 anos: 2
Perfil do presidente
Nome: Márcia Regina Vieira Mocelin Manfrin
Formação: Pós-graduada em Administração de Empresas
Tempo na empresa: fundadora
Benefícios
o Plano de saúde*
o Plano odontológico*
o Atendimento psicológico*
* Benefício oferecido apenas a alguns funcionários.