Ranking
1º Volvo:Vencedora tem receita sueca com tempero paranaense
2º Pormade:Uma linha de inovação que esbanja cordialidade
3º Gazin:Engajamento para superar metas
4º GVT:Juventude e flexibilidade
6º Novozymes:Trabalhar além das regras escritas
7º Ecovia:Espaço para crescer e trocar ideias
8º Herbarium:Mais contatos pessoais e menos e-mails
9º Apetit:Alimento para o corpo e a alma
10º HSBC GLT:Mascote e torcida organizada
11º Pelissari:Foco na carreira
12º EBS Sistemas:Sem paredes ou portas fechadas
13º Morena Rosa:Sotaque de interior e clima familiar
14º Ecocataratas:Integrando quem está longe
15º Omar Camargo:Inovação com a participação de todos
16º DB1 Informática:Com o que Maringá tem de melhor
17º Sofhar:Equilíbrio entre frescor e experiência
18º Datacoper:Ambiente informal e horário flexível
19º OpusMúltipla:Comunicação leve e descontraída
20º Unicred:Espírito de colaboração
Atuando em um setor que passa por forte expansão, a Embracon Consórcios se destaca e cresce acima da média do mercado. No quinto lugar no ranking do Great Place to Work no Paraná, a empresa chama a atenção pelos números positivos das vendas, mas também pelo clima organizacional e gestão de pessoas. O diretor administrativo, Guido Savian Jr, e o diretor comercial, Juarez Antonio Silva, fundaram a empresa em 1988. Eles haviam trabalhado em outras companhias da mesma área e levaram para a Embracon o que aprenderam de melhor: foco no cliente e, principalmente, o lema de fazer negócios de maneira justa, ética e socialmente responsável.
A mentalidade da dupla se espalha por toda a empresa, que tem unidades de negócios em todo o Brasil. Não à toa, Savian e Silva são citados frequentemente pelos diretores, gestores e demais colaboradores. São chamados pelo primeiro nome, e não pelo sobrenome. Ditam o ritmo de negócios e emoções da organização.
Em 2006, quando foi implementada a Carta de Valores da empresa, essas diretrizes ficaram ainda mais claras e se solidificaram a missão da Embracon foi resumida em duas palavras: "Gerar encantamento". Esta premissa é aplicada ao público externo e também ao interno. A política de recursos humanos é baseada no desenvolvimento dos colaboradores. Vida pessoal e profissional são equacionadas no ambiente de trabalho, com respeito aos aspectos individuais e busca do equilíbrio entre as duas partes.
Neide Carvalho, diretora da Embracon Paraná, diz que tem orgulho da empresa em que trabalha e cita, com frequência, os fundadores. A analista de RH Glaziela Machado Zauer conta que, desde que a Carta de Valores foi estabelecida, há 4 anos, muita coisa mudou. "O compromisso com a transparência ficou ainda mais forte, e o foco nos públicos interno e externo aumentou", diz. "Nossa missão é o fundamento da empresa. É como perguntar a cada funcionário: por que você está aqui? O colaborador precisa assumir essa posição e também os valores da Embracon." A questão é levada a sério. "Ao fazer entrevista de emprego, procuramos avaliar se os valores pessoais do candidato estão alinhados com os valores da empresa. Se percebo que não combinam, deixo claro que a relação não vai dar certo."
Imersão
Para se integrar ao clima organizacional, os novos funcionários passam por uma imersão de um dia sob o tema "Como é a empresa". Depois há mais quatro dias de processo gradual de adaptação. Anualmente, todos passam por reciclagem. São ações que garantem o clima de satisfação e o sentimento de integração de cada um. "Nosso RH tem um trabalho assíduo", garante Glaziela, explicando que o departamento está sempre de plantão. "Se ocorre alguma situação, o líder é chamado. Estamos constantemente atentos. O colaborador sabe que o RH é seu braço de apoio dentro da empresa. Estamos aqui para cuidar dele."
A pesquisa anual de clima da Embracon apontou, este ano, índice de satisfação de 89%. Não é para menos. Além das diretrizes internas e do RH, a empresa gera diferentes benefícios para seus funcionários. Entre eles, bolsa-educação, saída antecipada em 15 minutos para quem estuda à noite, vale-refeição, planos de saúde e odontologia, auxílio-creche e plano de participação nos resultados.
Quem pensa em juntar as escovas de dentes com o parceiro tem um empurrãozinho: auxílio-casamento para uniões estáveis. Para adquirir bens, colaboradores são isentos da taxa de administração do consórcio. Além disso, há premiações para funcionários com destaque em resultados de vendas, como viagens, cruzeiros de navio e outros mimos. Por trás de tudo, porém, está um conceito muito simples: "Trabalhar feliz é a melhor coisa que existe. Esse é o grande segredo", diz o diretor da Embracon Paraná, Paulo Fagundes.
* * * * *
Serviços financeiros
Fundação: 1988
Curitiba
Faturamento em 2009: R$ 160,19 milhões
Número de funcionários: 99
Homens: 53
Mulheres: 46
Faixa etária
Menos de 25: 7
Entre 26 e 34: 31
Entre 35 e 44: 40
Entre 45 e 54: 19
55 ou mais: 2
Escolaridade
Até o 2º grau: 72
Sup. incompleto/em curso: 12
Sup. completo: 13
Pós-graduação: 2
Tempo de serviço
Menos de 2 anos: 73
Entre 2 e 5 anos: 25
Entre 6 e 10 anos: 1
Entre 11 e 15 anos: 0
Entre 16 e 20 anos: 0
Mais de 20 anos: 0
Perfil do presidente
Nome: Guido Savian Junior e Juarez Antonio da Silva
Formação: Administração de empresas (ambos)
Tempo na empresa: fundadores
Benefícios
o Plano de saúde*
o Plano odontológico*
o Subsídio para graduação ou pós-graduação*
* Benefício oferecido apenas a alguns funcionários
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião