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10º: HSBC GLT

Mascote e torcida organizada

Sede da empresa em Curitiba: massagem durante os intervalos | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Sede da empresa em Curitiba: massagem durante os intervalos (Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo)

A conversa e a participação ativa dos funcionários no dia a dia da empresa são as ferramentas utilizadas pelo HSBC Global Technology Center Brasil para garantir um bom ambiente de trabalho. Esse é o foco desde que a empresa foi criada, em 2006, com o objetivo de oferecer soluções tecnológicas a todas as unidades do banco HSBC. "Criamos uma cultura corporativa em que as pessoas participam das decisões, dando feedbacks com avaliações positivas ou negativas. Isso convida os colaboradores a se sentirem donos da companhia", diz o executivo-chefe do HSBC GLT no Brasil, Jacques Depocas.

Ele garante que o respeito é o balizador da comunicação dentro da empresa, com incentivo constante aos colaboradores para que sejam participativos e defendam suas opiniões. "Com um alto nível de confiança e respeito, você alcança uma comunicação mais honesta e aberta. As pessoas aqui são livres para falar o que sentem, sem medo de represálias."

Esse clima de liberdade é ainda mais visível nas ações realizadas dentro da empresa. Além das tradicionais festas de aniversário, o HSBC GLT organiza os "Winter Games" e "Summer Games" – competições entre quatro equipes, sorteadas aleatoriamente, para incentivar a integração. "Esses jogos mexem com a empresa. As equipes precisam fazer mascotes, organizar torcidas, ou seja, têm muito trabalho antes do evento. É competição e festa", resume o executivo-chefe.

As famílias dos colaboradores também têm a oportunidade de participar do cotidiano da empresa, deixando o ambiente mais leve e descontraído. "De vez em quando realizamos o ‘Family Day’, quando convidamos as famílias para visitar o escritório. Tem gente que traz os pais, avós, namorados e filhos", conta. "Criamos uma comunidade forte para que a família entenda porque os funcionários gostam de trabalhar aqui."

* * * * *

Tecnologia da informação

Fundação: 2006

Curitiba

Faturamento em 2009: R$ 35 milhões

Número de funcionários: 423

Homens: 339

Mulheres: 84

Faixa etária

Menos de 25: 134

Entre 26 e 34: 220

Entre 35 e 44: 52

Entre 45 e 54: 15

55 ou mais: 2

Escolaridade

Até o 2º grau: 22

Sup. incompleto/em curso: 137

Sup. completo: 203

Pós-graduação: 61

Tempo de serviço

Menos de 2 anos: 350

Entre 2 e 5 anos: 73

Entre 6 e 10 anos: 0

Entre 11 e 15 anos: 0

Entre 16 e 20 anos: 0

Mais de 20 anos: 0

Perfil do presidente

Nome: Jacques François Depocas

Formação: MBA na Universidade da Pennsylvania, Estados Unidos.

Tempo na empresa: desde o início

Benefícios

o Plano de saúde*

o Plano odontológico*

o Atendimento psicológico*

o Subsídio para graduação ou pós-graduação*

o Curso de línguas*

* Benefício oferecido apenas a alguns funcionários.

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