Premiado em vários rankings corporativos país afora, o HSBC Brasil oferece uma série de benefícios (descontos em empréstimos e outras operações são de praxe pela natureza do negócio), mas uma das ações que mais se destacam é o apoio, financeiro e de relacionamento, dado à formação profissional internacional. "Há três formas de aproveitar esse traço da instituição. O primeiro são os cargos internacionais por excelência, e que exigirão que a pessoa seja uma viajante, executando tarefas em diferentes pontos do globo", explica a diretora-executiva de RH do HSBC Brasil, Vera Saicali. A segunda e a terceira formas são o International Secondmen (transferência temporária para outro país), por dois a quatro anos, e o Short Term Assignment (tarefa de curto prazo), em que a pessoa vai para um outro local desenvolver um projeto e/ou habilidade por dois a seis meses. "Nesses casos sempre tem de se juntar o interesse do funcionário à conveniência do banco, é claro", lembra Vera.
Diversidade
Entre as diferentes metas com que um gestor do HSBC Brasil tem de lidar está uma que dá orgulho ao RH do banco: o Programa de Diversidade. "Existem áreas em que pessoas com deficiência podem ser incluídas mais facilmente, assim como funcionários mais velhos podem ter sua experiência mais bem aproveitada, por isso não estipulamos um número fechado para todos os departamentos. Cada gestor, no entanto, tem a tarefa de traçar uma meta para compor sua equipe segundo esses preceitos e isso tem funcionado muito bem até agora". O HSBC foi o primeiro banco a cumprir a cota de pessoas com deficiência e mantê-la (a legislação determina que ao menos 5% dos funcionários de empresas com mais de mil empregados sejam pessoas com deficiência).