A estratégia da Pormade, fabricante de portas de União da Vitória, no Sul do Paraná, é certeiro: investir em seus funcionários tendo como base a educação e a confiança. Edson Ribeiro, de 35 anos (dez de trabalho), é um exemplo de como a empresa funciona. Ele, que recebe toda a matéria-prima que chega à fábrica e repassa aos funcionários de cada setor, começou na Pormade sem nem o ensino fundamental completo. "Consegui terminar minha primeira faculdade, de Secretariado Executivo, com a ajuda da empresa. Agora faço Letras, que é algo que gosto", conta.
Segundo Hermine Schreiner, diretora de RH da empresa, Edson soube aproveitar todas as oportunidades que surgiram, mas não só ele. "Aqui, 80% dos funcionários têm uma história como a dele", conta. E o estudo não é algo que vem apenas de fora para dentro na Pormade. A própria empresa, em 2010, solidificou a Unicop (Universidade Corporativa Pormade), com treinamentos técnicos operacionais do setor, além de aulas de Português, Matemática e Física. O segredo, diz Hermine, é que todos gostam do que fazem. "O pessoal sai do expediente, faz um lanche e vem para a aula. Não adianta uma empresa querer implantar projetos arrojados se ela não tem um bom ambiente de trabalho. É a lição de casa: ninguém se doa por algo que não vale a pena."
Outra característica da Pormade é a liberdade. É isso, segundo Edson, que dá motivação para trabalhar todos os dias. "Faço meu serviço de acordo com o que eu vejo que é melhor. Somos cobrados, claro, mas temos liberdade para resolver os problemas que surgem, e isso faz com que a gente cresça", diz. E o discurso é alinhado com o da diretora de RH. "Aqui todos aprendem desde cedo que podem falar o que gostam e o que não gostam sem que sejam prejudicados. Nós construímos essa confiança", assegura.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais