Colaboradores têm a oportunidade de aperfeiçoar a carreira dentro da empresa| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Confira o perfil da empresa

A estratégia da Pormade, fabricante de portas de União da Vitória, no Sul do Paraná, é certeiro: investir em seus funcionários tendo como base a educação e a confiança. Edson Ribeiro, de 35 anos (dez de trabalho), é um exemplo de como a empresa funciona. Ele, que recebe toda a matéria-prima que chega à fábrica e repassa aos funcionários de cada setor, começou na Pormade sem nem o ensino fundamental completo. "Consegui terminar minha primeira faculdade, de Secretariado Executivo, com a ajuda da empresa. Agora faço Letras, que é algo que gosto", conta.

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Segundo Hermine Schreiner, diretora de RH da empresa, Edson soube aproveitar todas as oportunidades que surgiram, mas não só ele. "Aqui, 80% dos funcionários têm uma história como a dele", conta. E o estudo não é algo que vem apenas de fora para dentro na Pormade. A própria empresa, em 2010, solidificou a Unicop (Universidade Cor­­porativa Pormade), com treinamentos técnicos operacionais do setor, além de aulas de Português, Matemática e Física. O segredo, diz Hermine, é que todos gostam do que fazem. "O pessoal sai do expediente, faz um lanche e vem para a aula. Não adianta uma empresa querer implantar projetos arrojados se ela não tem um bom ambiente de trabalho. É a lição de casa: ninguém se doa por algo que não vale a pena."

Outra característica da Pormade é a liberdade. É isso, segundo Edson, que dá motivação para trabalhar todos os dias. "Faço meu serviço de acordo com o que eu vejo que é melhor. Somos cobrados, claro, mas temos liberdade para resolver os problemas que surgem, e isso faz com que a gente cresça", diz. E o discurso é alinhado com o da diretora de RH. "Aqui todos aprendem desde cedo que podem falar o que gostam e o que não gostam sem que sejam prejudicados. Nós construímos essa confiança", assegura.

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