Há 25 anos, João Carlos Woinaloski começou a trabalhar na Pormade, fabricante de portas e acessórios, em União da Vitória.
Desde então, ele se formou em Educação Física com apoio da empresa e hoje atua na área de vendas. "Aqui temos oportunidade e sempre somos valorizados", afirma.
O estímulo à formação e capacitação alcança as famílias dos funcionários, que podem frequentar cursos na empresa.
"Investimos muito para que cada um possa se desenvolver profissional e pessoalmente. A gente tem a preocupação de oferecer cursos alinhados com os negócios e que contribuam para a performance de todos", explica Rafael Jaworski, gestor do RH.
Para permitir um crescimento contínuo da equipe, a empresa fomenta a participação e discussão de problemas relacionados ao trabalho. Nos grupos de melhoramentos, são realizadas reuniões por uma hora durante a semana para ouvir sugestões de melhorias que podem ser desenvolvidas.
Entre os gestores, o encontro diário "Dirigindo a Empresa" discute os problemas e desafios da rotina do negócio. "Aqui o nosso chefe nos ouve, nos dá liberdade para opinar e participar constantemente. Não existe aquela pressão por resultados e você não sofre punição pelos seus erros", ressalta o vendedor.
Incentivo
A Pormade contribui com os estudos e o crescimento pessoal de seus colaboradores. Além de descontos em mensalidades em universidades, a empresa criou uma universidade corporativa, em que oferece cursos, atividades e serviços gratuitos aos funcionários e seus familiares. São cursos de línguas, de informática e aulas de danças e pintura.