Na A. Yoshii Engenharia, a cultura interna funciona como um catalizador dos negócios. A construtora e incorporadora com sede em Londrina percebeu que para garantir qualidade, precisava apostar no ciclo: “a felicidade do funcionário gera motivação, que resulta em produtividade.”
Para alcançar esse resultado, a companhia acredita na clareza da comunicação. O canteiro de obras é onde os colaboradores recebem treinamentos mensais e conhecem números importantes como indicadores de rotatividade, absenteísmo e de acidentes de trabalho. A empresa também prioriza os feedbacks. Assim, os funcionários sabem o que está acontecendo no grupo e não são surpreendidos com mudanças inesperadas.
O diretor de RH, Aparecido Siqueira, explica que as ações de melhoria contínua funcionam com uma forma de estímulo. “Quando alguém é promovido, fazemos uma cerimônia de troca de capacete e todo mundo se empolga, porque sabem que a pessoa mereceu.” Quando a ideia de um colaborador é aprovada e colocada em prática, a iniciativa é divulgada para todos os setores junto com uma homenagem.
Em 2017 a empresa iniciará um programa para estimular a ascensão dos funcionários que são bons no que fazem. O projeto visa garimpar talentos através de avaliações de desempenho. Assim, quando alguém for promovido, outro colaborador já treinado estará pronto para assumir a posição que ficou vaga.
A A.Yoshii também atua em projetos sociais, como o Criando Arte, que repassa materiais descartados para artesãs, muitas vezes, familiares dos próprios funcionários.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”