Treinamentos e capacitação do grupo se estendem aos familiares dos colaboradores.| Foto: Divulgação

Na Lojas MM a gestão de pessoas se divide em áreas para cuidar de cada ciclo dos colaboradores dentro da empresa. Em meio à crise vivida neste ano, grupos especializados do RH tiveram a responsabilidade de acompanhar os funcionários e regular o “humorômetro”, para que a motivação e a produção continuassem em níveis positivos.

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A empresa também fortaleceu os programas de desenvolvimento oferecidos para os seus colaboradores. O Programa de Integração Mercado Movéis (PIM), que antes era composto de uma série de palestras gravadas, passou a ser presencial e com foco em treinamento. Já o programa para gerentes sofreu o processo inverso, de presencial passou a ser à distância.

A mudança permitiu que mais funcionários pudessem se candidatar para o processo. “O aprendizado é maior e a chance de eles se tornarem gerentes também”, conta Juliana Guimarães, analista de Gestão de Pessoas da empresa. O feedback sobre desempenho é sempre feito presencialmente.

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Dos 27 treinamentos de capacitação da Lojas MM, alguns se estendem às famílias dos colaboradores. Pessoas desempregadas podem se aperfeiçoar ou aprender uma nova profissão. No final dos cursos existe a possibilidade de contratação.

Entre os benefícios oferecidos estão desconto nas lojas do grupo, kit escolar para as crianças e bônus para casais comemorarem o aniversário de casamento. Para 2017 o plano é implementar o feedback no formato 360° (dos líderes para os liderados e vice-versa) e aprimorar as práticas de qualidade de vida e acompanhamento emocional.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]