Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saiba mais

Especialista

Segundo o físico Luiz Scaff, dos 21 casos de explosões de celulares registrados nos últimos meses, em apenas um a bateria era original. Em todos os outros, a culpa dos incidentes foi da bateria. Por isso, os fabricantes recomendam no manual de instruções certos cuidados.

1) Em primeiro lugar, é recomendável dar preferência a baterias originais, que contam com a garantia de fábrica e são objeto de estudos por parte dos fabricantes. Nos sites dos fabricantes há dicas importantes de como reconhecer as originais. Também é possível levá-las às lojas autorizadas para conferir a autenticidade.

2) O segundo cuidado diz respeito à forma como cuidamos da bateria. Nunca deixe o celular no painel do carro ou em qualquer outro lugar onde a bateria (o único componente do celular que pode explodir) fique próxima a fontes de calor, como sol, forno, chuveiro quente, etc.3) A potência gerada por uma bateria de celular nunca será maior que 6 watts, muito menos que uma lâmpada caseira, por exemplo. O que causa a explosão é a expansão dos componentes da bateria causada por reações químicas quando submetida ao calor. Por isso, mesmo com pouca potência, uma bateria pode, sim, explodir.

4) Os carregadores originais podem ser considerados seguros porque, normalmente, não geram mais tensão do que são capazes de suportar. Quando a origem é o camelô, no entanto...

Veja também

Use este espaço apenas para a comunicação de erros