Stewart Hart, professor de Cornell| Foto: Daniel Derevecki/ Gazeta do Povo

Investir em pequenas tecnologias sustentáveis pensando nas camadas pobres da sociedade é uma grande oportunidade de negócios no século 21, segundo o pesquisador norte-americano Stewart Hart, da Universidade de Cornell (EUA), que encerrou o primeiro dia da Conferência Anpei, que está sendo realizada em Curitiba. Hart é o autor do livro Capitalismo na Encruzilhada e defende que existe um amplo espaço para o mercado da inovação sustentável quando se olha para a "base da pirâmide" social."O modelo do capitalismo dos séculos 19 e 20 não funciona mais. Entramos em um funil, espremidos de um lado pela poluição e degradação do meio ambiente, e do outro pelo aumento da população, da desigualdade social e da pobreza. O que as nossas empresas precisam desenvolver são produtos capazes de passar por este gargalo com tecnologia voltada para a base da pirâmide", diz.

CARREGANDO :)

Ele citou os setores de produção de energia renovável para os grandes centros. Ao contrário de investimentos como hidrelétricas e parques eólicos que já nascem prevendo o consumo em larga escala e que necessariamente dependem de incentivos do governo, existem janelas de oportunidade em pequenas soluções que permitam economizar água, ou em formas de produção de energia solar descentralizada. "Esses modelos de negócio vão conquistar espaço na vida das pessoas mais simples se isso representar uma pequena economia no seu orçamento. Pequenos modelos sustentáveis ganham muito potencial porque nunca serão cancelados em uma eventual mudança de governo", diz.

Neste modelo, diz ele, é possível começar pequeno, crescer organicamente com aprendizado e adaptações no decorrer do processo. As empresas que já possuem departamento de pesquisa e desenvolvimento para inovação podem direcionar, segundo ele, até 5% do orçamento de P&D no investimento de novas tecnologias para a base da pirâmide.

Publicidade

Casos

A 10ª Conferência Anpei segue até amanhã, no Cietep, em Curitiba. Uma série de casos de sucesso de empresas no mercado da inovação será apresentada a partir das 10h30. A Rhodia deve mostrar um novo solvente verde, à base de glicerina, que terá excedente na fabricação de biodiesel. Já a Renault prevê mostrar o novo processo de reaproveitamento de isopor. Do total de 55 casos, 25 serão paranaenses. Mais informações em http://www.anpei.org.br/xconferencia.