A Microsoft está enfrentando uma crise antecipada de confiança em torno da qualidade do novo sistema operacional Windows Vista, com especialistas em segurança e hackers bem intencionados apontando potenciais falhas graves na plataforma lançada em novembro . ( Confira imagens do novo Vista )

CARREGANDO :)

No dia 15 de dezembro, um programador russo descreveu uma falha que pode permitir o aumento da vulnerabilidade dos usuários de todas as atualizações de sistemas operacionais Windows, incluindo o Vista. No último fim de semana uma empresa de segurança de computadores do Vale do Silício na Califórnia notificou a Microsoft sobre uma outra falha que - assim como outras cinco vulnerabilidades - pode gerar um grave erro de código de programação na nova versão do navegador Internet Explorer 7.

A falha no navegador mais popular do mundo é particularmente problemática porque pode expor internautas a infecções de programas maliciosos acionados a partir da visita a sites falsos. Esta ação pode permitir que um criminoso virtual acione um aplicativo malicioso no computador baseado em Windows, até mesmo no Vista, segundo executivos da Determina, companhia de Redwood City, na Califórnia - especializada em softwares que protegem sistemas operacionais e outras vulnerabilidades.

Publicidade

A Determina faz parte de um pequeno segmento de empresas que exploram os detalhes técnicos de aplicativos de softwares e sistemas operacionais em busca de falhas. Quando as brechas dos produtos Microsoft são encontradas, a fabricante é imediatamente comunicada, e esta por sua vez produz ajustes chamados "patches". A Microsoft desenvolveu uma tecnologia nos mais recentes sistemas operacionais que torna possível a ela executar correções automaticamente nos aplicativos dos usuários através da internet.

Apesar dos esforços da Microsoft para aumentar a credibilidade em torno do novo Windows Vista, analistas de mercado preferem esperar para ver. O sistema operacional anterior, Windows XP, precisou de dois grandes pacotes de ajustes (patches) disponibilizados durante anos para melhorar substancialmente sua segurança, e ainda assim novas falhas ainda são apontadas por especialistas.

Na sexta-feira, dia 22 de dezembro, um executivo da Microsoft comentou, em um blog de segurança da empresa, que a companhia está "monitorando de perto" a vulnerabilidade descoberta pelo especialista russo. Segundo o russo, a brecha permite o controle externo do computador que usa Windows Vista ou outra versão de Windows.

- Ultimamente não reportamos nenhuma exploração pública ou atividade de ataque que explora esta falha - afirmou Mike Reavey, gerente de operações do Centro de Segurança da Microsoft (MSRC, da sigla em inglês). - Apesar de estar ciente de que esta é uma vulnerabilidade que afeta o Windows Vista, tenho confiança de que o Windows Vista é a nova mais segura plataforma.