Confira 11 dicas Para Não Se Endividar Na Páscoa
1 - Pesquise preços, ao comprar ovos e o tradicional bacalhau, pois eles variam muito de acordo com o local
2 - Confira se promoções do tipo "compre dois e leve três" realmente valem à pena
3 - Não esqueça de que os ovos de chocolate têm data de validade. Cuidado para não comprar demais
4 - Comprar barras de chocolate em vez de ovos é uma alternativa para quem quer economizar
5 - Evite comprar ovos com brindes. Eles estão entre os mais caros
6 - Se puder, opte por comprar à vista
7 - Se for comprar parcelado, não esqueça do Dia das Mães e dos Namorados
8 - Compare o custo de fazer um almoço em casa e de ir a um restaurante e opte pelo mais barato
9 - Para viajar, procure promoções das companhias aéreas, agências de turismo ou de sites de compras coletivas
10 - Se for viajar de carro, divida os custos com amigos
11 - Cuidado ao alugar imóveis por temporada pela internet
Os ovos de chocolate já começam a ser oferecidos em lojas e supermercados. Especialistas alertam que os consumidores, no entanto, precisam ter cautela para não complicar a situação financeira. Uma alternativa para quem quer economizar é comprar barras de chocolate em vez de ovos. Elas costumam ser maiores e mais baratas, apenas por não terem o formato do ovo. O mesmo pode ser feito no caso do almoço: opte por peixes mais baratos em vez do bacalhau.
Também é preciso ficar atento aos ovos de chocolate com brindes, voltados para o público infantil. Em geral, eles estão entre os mais caros do mercado. Por isso, é preciso ponderar o peso apenas do chocolate.
"Muitas vezes é mais vantajoso comprar um ovo sem brinde e um pequeno brinquedo à parte para as crianças", dizem os economistas da Serasa Experian, em nota.
Também segundo os economistas, o ideal é pagar as compras de ovos de Páscoa à vista. Se for parcelar em muitas vezes, é preciso verificar os outros gastos mensais para ver se a soma pode comprometer o orçamento. É preciso contar ainda as despesas futuras como Dia das Mães e o dos Namorados, que normalmente pedem presentes mais caros.
Viagens
Para quem gosta de aproveitar o feriado para viajar, os economistas da Serasa orientam que é preciso ter cuidado com o parcelamento das viagens, considerando todos os outros gastos que virão até o fim do ano. Uma dica é procurar promoções das companhias aéreas, agências de turismo ou de sites de compras coletivas. No caso de viagens de carro, uma possibilidade é reunir amigos e parentes para dividir os custos do combustível e dos pedágios. E mesmo quem vai ficar na casa da família deve se programar, pois terá que contribuir com os gastos locais, apesar de não pagar a hospedagem.
Se a opção escolhida é alugar um imóvel, é preciso ficar atento para não cair em golpes. O recomendado é conhecer o local antes ou escolher uma casa por indicação de amigo ou parente. O consumidor deve ter muito cuidado ao fechar negócio pela internet.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast