Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cenário

Especialistas dizem que juros podem cair ainda mais

Apesar da reação da economia brasileira já no segundo trimestre deste ano, há economistas que avaliam que há espaço para cortes adicionais nos juros. Em janeiro deste ano, o Banco Central deu início ao mais rápido processo de corte da taxa básica, a Selic, já visto no país. Com cinco cortes sucessivos, a Selic caiu de 13,75% ao ano em janeiro para 8,75% ao ano em junho.

"Pela primeira vez o país pôde usar a política monetária, reduzindo juros, para lidar com uma crise. E o BC tem espaço para diminuir um pouco mais os juros porque os índices de inflação estão em baixa e a retomada do crescimento não será inflacionária", analisa a economista Monica Baumgarten de Bolle, da consultoria Galanto. "Há espaço para um corte adicional de um ponto até o fim do ano", diz o economista Rogério César de Souza, do Iedi. O Banco Fibra recentemente divulgou um relatório em que afirmava trabalhar com um cenário alternativo em que o BC reduziria ainda mais os juros.

BC cauteloso

É provável, porém, que a autoridade monetária siga a previsão do mercado. Isso porque ainda há incerteza sobre como a economia vai reagir com a taxa real de juros mais baixa da história recente. "É verdade que a taxa brasileira ainda é muito alta, mas a inflação não caiu tanto no país e o fato de ser a menor Selic causa certa insegurança no Banco Central", afirma Francisco Pessoa, economista da LCA.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.