A Caixa Econômica Federal vem desrespeitando a lei que estabelece o tempo máximo de espera pelo atendimento (20 minutos). A espera na fila nas agências da Caixa gira em torno de 45 minutos, se o cliente tiver muita sorte.
O problema ocorre em todas as agências do centro da cidade. No dia 9 de julho cheguei na agência da João Negrão às 13h31 e sai às 14h14, sem ser atendida. A fila, apenas para pegar a senha, demorou dez minutos, o que considero um abuso. As agências normalmente funcionam com dois, no máximo três caixas simultaneamente. Com a prioridade das pessoas idosas, os outros clientes acabam ficando na fila por um tempo superior a 40 minutos. Na ocasião, as pessoas reclamaram, mas não adiantou pedir para falar com o gerente. Nenhuma providência foi tomada. Solicito da Superintendência da Caixa em Curitiba providências sobre o assunto.
Solange Oliveira, gerente comercial
***
Resposta:
Com o objetivo de proporcionar um atendimento de qualidade à sociedade brasileira, a Caixa Econômica Federal vem se adequando às leis municipais que determinam o tempo de espera para atendimento nas agências bancárias. A Lei n.° 10.283/2001 determina que a espera deve ser no máximo de 20 minutos e de 30 minutos em vésperas de feriado e dias de pagamento dos servidores. Em relação à situação exposta pelo jornal, a Caixa Econômica Federal informa que gerencia formalmente os atendimentos prestados nas agências. De acordo com os dados colhidos, o tempo médio de espera na agência João Negrão, no dia 5 de julho de 2010, foi de 29 minutos e 40 segundos, média em acordo com os parâmetros legais. Cabe ressaltar que não foi possível identificar com clareza a situação exposta. Em um primeiro momento, na "carta do leitor", a cliente afirma ter ido ao banco no dia 09 de julho e ter saído sem ser atendida. No entanto, a cliente encaminhou [à Caixa Econômica] um comprovante de que foi efetivamente efetuado o atendimento no dia 05 de julho. A cliente afirma ainda ter retirado o ticket do atendimento na chegada e autenticado o comprovante com o horário do final do atendimento. A autenticação deveria ter sido solicitada no início do atendimento, comprovando efetivamente o tempo de espera, sem a inclusão do tempo transcorrido no atendimento, que irá variar em cada caso. A Caixa informa ainda que está implantando um novo modelo de atendimento em sua rede de agências com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento dos seus clientes.
Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal