Sob efeito da expansão nos programas de transferência do governo federal, como o Bolsa Família, estados do Norte e Nordeste aparecem bem posicionados nos rankings de crescimento do comércio e dos serviços.
Em julho, segundo o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, 9,59 milhões de famílias recebiam o Bolsa Família no Nordeste e outras 2,55 milhões no Norte. O valor médio do benefício foi de R$ 684,17 por família.
Sete estados dessas regiões (PB, TO, AL, AC, MA, AP e PA) aparecem entre os dez com maior crescimento no volume de vendas no varejo ampliado (que inclui veículos e materiais de construção) em 12 meses até junho, conforme o IBGE.
E seis (TO, PB, RR, AP, AL e MA) figuram entre os dez com maior expansão na prestação de serviços, também de acordo com as estatísticas do IBGE.
A Paraíba é um dos destaques. É o estado brasileiro onde o comércio mais cresceu em 12 meses (12,3%), e teve o terceiro maior crescimento de serviços (13%). Com população estimada pelo IBGE em 3,97 milhões de habitantes, a Paraíba tem 686,4 mil famílias recebendo o Bolsa Família.
Tocantins, que também aparece bem posicionado nos dois rankings, contou com a ajuda da safra de grãos. O estado colheu 7,81 milhões de toneladas de grãos em 2022/23, 19% a mais do que no ciclo anterior.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast