| Foto: Divulgação

Indicação da vizinha e dos colegas de trabalho já não basta. A escolha de empregados domésticos hoje é uma atividade profissional, que pode requerer até conhecimentos de administração, psicologia e estatística. É nisso que aposta a empresária Isabela Costa (foto), dona da De Casa Home Help, uma agência que usa ferramentas normalmente aplicadas no recrutamento de executivos para seleção de empregadas, motoristas, babás e governantas. A De Casa cobra R$ 700 pelo recrutamento, seleção e acompanhamento do profissional nos primeiros 45 dias. Se, nesse período, algo der errado, a seleção volta ao início, sem custos para o contratante.

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A ideia nasceu da sua experiência pessoal?

Meu marido trabalha em multinacional e, por isso, eu me mudei de cidade várias vezes. Passei por muitas dificuldades para encontrar empregados em lugares onde não conhecia ninguém. Como tenho bastante experiência na área de recrutamento e também com estatística e pesquisa, há uns dois anos comecei a usar esses recursos para resolver o meu próprio problema. Deu certo, passei a ajudar amigos que estavam em situação semelhante. Há quatro meses abri a empresa.

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Como funciona o sistema?

Por meio de questionários e entrevistas com o cliente e com os candidatos, eu defino alguns valores. Usando a estatística e programas de computador, chego a um padrão de compatibilidade entre empregador e candidato. Entram na conta o bairro em que o candidato mora, a capacidade de trabalho e algumas características de personalidade – se é uma pessoa mais autônoma ou se gosta de receber ordens, por exemplo. Para a etapa final, a entrevista com o empregador, seguem apenas candidatos que têm compatibilidade acima de 75%.

Não ocorre de o cliente pedir um perfil de profissional, mas depois perceber que precisava de algo diferente?

Eu mesma faço uma entrevista com a cliente para entender exatamente o que ela quer e impedir que esse desencontro ocorra. Não é um questionário objetivo, são questões em que a forma como a pessoa responde faz a diferença.

A informalidade é um problema nesse setor?

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Há casos de roubos e maus tratos, que são resultado da má seleção de pessoas. O empregado doméstico hoje é cada vez mais profissional, tem direitos bem definidos, sindicatos que estão se fortalecendo. Há casos de babás e governantas com curso superior.

Essa é uma tendência?

Não, não acho que seja uma coisa boa, porque essa é uma pessoa que estudou para outra coisa. Num emprego doméstico, ficará sem motivação e frustrada.

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Esperando Tombini

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O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, confirmou presença em Curitiba na quarta-feira para a palestra de abertura do 22.º Congresso Nacional de Executivos de Finanças (Conef). A fala de Tombini, técnico de carreira do BC, é aguardada com ansiedade pelo mercado, que passou a semana sob a fervura da crise internacional e seus reflexos nas bolsas e no câmbio.

O evento, que vai até sexta, reunirá debatedores de todo o país em torno dos principais gargalos da economia brasileira. Entre os temas eleitos estão estão infraestrutura, inflação, juros, câmbio e dívida pública, mercado de capitais, formação e qualificação profissional, empregabilidade, bem como sustentabilidade e impacto das redes sociais no mundo atual. Quem organiza o Conef 2011 é o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Paraná (Ibef-PR). Todas as informações estão no site www.ibefpr.com.br/conef2011.

Casa nova

Uma das mais antigas do Paraná, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) está de casa nova. A sede tem 1,2 mil metros quadrados e custou R$ 2,3 milhões. Os empresários dos Campos Gerais também estão comemorando os 89 anos de fundação da associação, que está aumentando a atuação nos bairros da cidade.

O novo espaço tem salas mais amplas de atendimento, melhor aproveitamento da luz natural, banheiros adaptados para portadores de deficiência e um auditório para 400 pessoas. Márcio Pauliki, presidente da Acipg, diz que a sede antiga, anexa à nova casa, vai continuar servindo aos 2,5 mil associados.

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Escritório local

A empresa de logística Manserv inaugurou um escritório em Curitiba para aumentar a presença na região, que já era atendida em Araucária. A empresa tem foco em manutenção e espera um incremento de 30% ao ano com expansão e investimento em equipamentos e veículos.

Móveis

Mais uma empresa amplia a estrutura de atendimento no estado. A Criare Móveis Plane­­jados, que tem fábrica em Bento Gonçalves (RS), inaugurou a quarta loja em Curitiba e a 14.ª no estado, no bairro Prado Velho. Até o fim do ano, planeja ter 20 revendedoras paranaenses, com parceiros locais.

Boa gestão

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A FAE registrou a participação de cerca de 10 mil pessoas na 11.ª Feira de Gestão, que reuniu na semana passada empresários, profissionais do mercado e estudantes para debater alguns dos Desafios do Milênio propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os debates foram transmitidos simultaneamente para Porto Alegre (RS), Blume­­nau (SC) e São José dos Pinhais, alcançando mais de 20 mil ­­pessoas.

No encerramento da feira, cinco grupos de alunos, e seus professores orientadores, foram premiados com uma viagem de imersão de cinco dias para o Siena College, em Loudonville, próximo a Nova York, pelas soluções propostas para os desafios de saúde, mobilidade, energia, habitação e inclusão.

Duas rodas

A curitibana Northstar Motors está credenciando revendedoras no Paraná, Santa Catarina e interior de São Paulo. A empresa trouxe da Europa o conceito de mobilidade baseado em scooters e agora está de olho nas maiores capitais e em cidades com mais de 150 mil habitantes.