Este é o último fim de semana para fazer a declaração do Imposto de Renda. O contribuinte que ainda não prestou contas à Receita tem até a próxima terça-feira, dia 30, para declarar seus rendimentos.
Até a tarde da última sexta-feira (26), a Receita Federal já havia recebido 17,6 milhões de declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). A expectativa do Fisco é de receber cerca de 26 milhões.
Ou seja, mais de 8 milhões de pessoas deixaram para enviar o formulário na reta final. Quanto mais perto do prazo limite, maior o risco de encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos ao endereço da Receita. No caso de perda do prazo, a multa mínima é de R$ 165,74, limitada a 20% do imposto devido.
São obrigados a fazer a declaração todos aqueles que tiveram rendimento tributável superior a R$ 24.556,65 no ano passado. A declaração pode ser entregue pela internet (no site da Receita) ou em disquete no Banco do Brasil e na Caixa Econômica.
Pela primeira vez, é possível também enviar as informações por tablets e smartphones que tenham os sistemas operacionais Android (Google) e iOS (Apple). Mas não podem fazer a declaração por meio destes aplicativos os contribuintes que receberam rendimentos de pessoa física, os que estejam obrigados a declarar dívidas e ônus reais, os que auferiram ganho de capital os que tenham recebido determinados tipos de rendimentos isentos ou com tributação exclusiva, entre outros.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast