A empresa de consultoria eMarketer revisou para baixo o número de usuários de redes sociais na América Latina por causa do menor acesso dos internautas brasileiros.
A empresa estima que 175 milhões de internautas da região farão uso de redes sociais este ano, ante uma expectativa anterior de 191 milhões.
A previsão do número de usuários das redes sociais no Brasil foi reduzida pela companhia em cerca de 12 milhões de pessoas. Estima-se que 63 milhões de internautas usarão as redes sociais no Brasil em 2012.
A eMarketer também prevê um crescimento da base de usuários do Brasil mais lenta do que anteriormente, passando de um ganho de 14,4% neste ano para 13,5%.
Segundo o estudo, uma proporção de mais de dois em cada três usuários de internet na América Latina terá acessado as redes sociais neste ano.
No caso específico do Facebook, a companhia também afirma que o crescimento tem sido menor que o esperado na região, também por causa da influência do Brasil.
A eMarketer projeta uma base de 41,5 milhões de usuários da rede de Zuckerberg no país em 2012, ante 45,4 milhões na estimativa anterior.
Essa redução também afetou o número dos usuários do Facebook na América Latina, que passou de 150 milhões para 142,8 milhões.
A pesquisa afirma, porém, que o Facebook continuará a ser uma rede social forte nos próximos anos e que, em 2014, uma pessoa em cada três na América Latina estará conectada à rede social.