Para os turistas que viajam a lazer e em família, a estrutura diversificada e as opções de recreação para os filhos são os fatores de maior peso na hora de escolher o hotel e o destino. O empresário Rogério Bulhões e a esposa, Marina Moraes Barbosa, dizem que os feriados longe de casa e as viagens de férias, sejam no Brasil ou no exterior, precisam suprir as necessidades tanto do casal como dos três filhos: Victor, 12 anos; Arthur, 13; e Thomas, 4. Os cinco estão hospedados no Bourbon Cataratas.
Há três anos morando em Curitiba, os cinco ainda não conheciam Foz do Iguaçu. A decisão de passar o feriado de Corpus Christi na fronteira não teve como chamariz as compras no Paraguai ou a proximidade com a Argentina. "Queríamos conhecer as Cataratas. E a escolha pelo hotel foi definida em razão da infraestrutura disponível, como a extensa área verde e as várias opções de atividades para os nossos três filhos, com o acompanhamento de monitores. O importante é atender toda a família e que todos possam curtir o local. Isso poucos hotéis oferecem."
Levantamento vai mapear potencial turístico
O número de empregos diretos e indiretos, o volume de arrecadação e o porcentual no Produto Interno Bruto (PIB) que o turismo representa para a economia de Foz do Iguaçu são alguns dos itens que estão sendo apurados em uma pesquisa encabeçada pelo Instituto Polo Internacional Iguassu e a Universidade de Brasília (UnB). O levantamento que teve início em abril e deve ficar pronto em agosto pretende avaliar a importância do setor para o município, um dos principais destinos turísticos do país.
Com os resultados será possível estabelecer um planejamento estratégico para o turismo local, diz a presidente-executiva do Instituto Pólo Iguassu, Fernanda Fedrigo. "Apesar de ser um conhecido destino, a cidade ainda não assumiu sua identidade turística e isso tem afetado também a forma como se conduz o setor, ainda instintivamente", aponta. A falta de profissionalismo, alerta, atrapalha desde a captação de recursos até o direcionamento eficiente do dinheiro captado.
Plano
Segundo Fernanda, quando se analisa a gestão do turismo em Foz do Iguaçu, a cidade falha em primeiro lugar por não contar com um Plano Municipal de Turismo. "Temos um plano de marketing, mas esta é apenas uma das ações que envolvem o planejamento estratégico", reforça, lembrando que, para se obter sucesso em qualquer que seja a área, é preciso investir principalmente em estratégia, qualificação profissional e pesquisa científica.