Na reta final para entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2006, ano-base 2005, várias universidades vão promover mutirões para orientar o contribuinte. Nas próprias instituições, em praças da cidade, no shopping center e até mesmo na igreja, são inúmeras as oportunidades para quem ainda tem dúvidas sobre como fazer o ajuste anual (confira a programação completa no quadro nesta página).

CARREGANDO :)

A exemplo do que aconteceu no ano passado, os alunos de ciências contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) voltam a partir desta quarta-feira à Igreja do Divino Espírito Santo, no bairro Alto da Glória. A idéia é esclarecer as dúvidas dos contribuintes que participam das tradicionais novenas da igreja. "No ano passado o projeto foi um sucesso e por isso vamos repetir", lembra o professor Celso José de Oliveira, coordenador do mutirão. "Não podemos preencher a declaração para ninguém, mas podemos orientar o contribuinte com relação a quem deve declarar, o que pode ser deduzido e quais as formas de prestar contas, por exemplo."

Os mesmos alunos já vêm realizando mutirões na própria universidade, para esclarecimento dos professores, funcionários, de outros estudantes e também da comunidade que reside nas proximidades do campus da UTP no Mossunguê. "Estamos atendendo sempre às terças, quartas e quintas-feiras, em horários alternados, para ajudar os diversos públicos da universidade."

Publicidade

Estudantes e professores de ciências contábeis da Unifae esperam atender cerca de 200 pessoas na manhã de 8 de abril. "A faculdade tem esse papel de socializar o conhecimento e ao mesmo tempo precisamos formar nossos alunos com conhecimento prático", diz o professor Francisco Carlos da Silva, um dos coordenadores do projeto Amansando o Leão. "Vamos orientar na escolha do modelo de declaração, quais os documentos necessários e também dar dicas importantes para evitar que o contribuinte caia na malha fina." Os mesmos estudantes vão participar de outro mutirão no dia 1.º de abril, no Shopping Estação.

Ao contrário das demais faculdades, para participar da orientação da Faculdade Radial é preciso agendar horário. Cinco estudantes, orientados por professores de administração de empresas, atenderão a comunidade nos próximos dois sábados.

Outro mutirão será promovido pelo Sescap Paraná, entidade que representa as empresas de serviços contábeis do estado. O projeto "Declare Certo!" vai reunir contadores e consultores na Boca Maldita, nos dias 18 e 19 de abril, para orientar tanto pessoas físicas como jurídicas em relação ao Imposto de Renda.

Segundo o presidente da entidade, Mário Elmir Berti, o serviço será prestado gratuitamente por profissionais familiarizados com o preenchimento das declarações, de forma a diminuir as chances de erros. "Quanto menos problemas chegarem à Receita, mais tempo seus servidores terão para atender o público nas questões cotidianas."