Um levantamento será realizado para avaliar a viabilidade técnica da expansão da Ferroeste para o Sudoeste do Paraná e o Oeste de Santa Catarina. Atualmente a ferrovia liga Guarapuava, na região Central do estado, a Cascavel, no Oeste. A contratação do estudo será assinada na tarde desta quarta-feira (17), pelo governador Roberto Requião e o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, em Pato Branco.
O presidente da estatal afirma que a região necessita da obra para atrair investimentos produtivos e ter maior participação no comércio internacional, segundo informações divulgadas pela Agência Estadual de Notícias. Gomes acredita que o projeto é viável. "Há claros indícios de viabilidade do projeto, especialmente em razão da construção, já acordada entre os governadores do Sul e o Governo Federal, do ramal da Ferroeste para Maracaju, no Mato Grosso do Sul, que é produtora dos insumos da indústria da carne do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina", disse.
Os estudos serão realizados pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), responsável também pelo projeto de pré-viabilidade do trecho (Guarapuava- Paranaguá), em parceria com o Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans/UFSC).
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast