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Os bairros São João, em Londrina; Batel, em Curitiba; e Centro, em Maringá, estão entre outras 17 microáreas brasileiras com maior potencial de gasto com vestuário, de acordo com um levantamento feito pela Geofusion, empresa paulistana especializada em avaliação de mercado por geomarketing.

INFOGRÁFICO: Veja os 20 bairros brasileiros com maior potencial de consumo de vestuário

A média nacional de uma família brasileira em gastos com vestuário por mês é de R$ 114, com limites que podem variar de R$ 640 em domicílios A1 a R$ 25 nos domicílios E. Entre os 20 bairros listados, as maiores médias estão entre R$ 478, no Lago Sul, em Brasília, e R$ 370, no Centro de Maringá.

O ranking foi estabelecido com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o consumo das famílias e informações capturadas por soluções de ­geomarketing, capazes de estratificar o detalhamento dos gastos por quarteirão das áreas pesquisadas. As informações de mercado ajudam a definir estratégias de negócios, conforme o segmento pesquisado.

"O levantamento avalia o orçamento total da família e seus gastos por itens de consumo. Os valores também são cruzados por faixa de renda, estabelecendo o perfil de determinada região", diz Susana Figoli, diretora de inteligência de mercado da Geofusion.

Força local

O levantamento do perfil de consumo de vestuário chamou a atenção da pesquisadora por listar apenas cinco microrregiões pertencentes a São Paulo e Rio de Janeiro entre as 20 primeiras colocadas. Em geral, paulistanos e cariocas dominam as listagens pelos seus portes e características econômicas. Foi assim nos levantamentos em Alimentação e Educação.

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