Os sites de vídeo on-line que vendem programas e filmes, como o iTunes da Apple, provavelmente atingirão um pico este ano, enquanto cada vez mais programas começarão a ser oferecidos em veículos de acesso gratuito, bancados por publicidade, de acordo com um estudo divulgado nesta segunda-feira (14).
As vendas de filmes e programas de televisão devem quase triplicar para US$ 279 milhões em 2007, ante o total estimado em US$ 98 milhões no ano anterior. Mas a menos que o consumidor médio comece a pagar em massa pelos vídeos que assiste on-line, é provável que o crescimento no faturamento desapareça no ano que vem, de acordo com a Forrester Research.
"No mercado de vídeo, o iTunes será um clarão temporário, enquanto os consumidores esperam por maneiras melhores de obter vídeos, e essas maneiras já estão chegando", disse James McQuivey, analista da Forrester Research que conduziu o estudo. Ele classificou o mercado de download pago de vídeos como "beco sem saída".
A confusão quanto aos diferentes formatos de arquivos de vídeo, dificuldades para assistir aqueles baixados da internet em televisores e outros problemas técnicos desestimularam os usuários médios a pagar por programas obtidos on-line.
Os esforços das empresas tradicionais de distribuição de mídia para oferecer maior número de seus programas gratuitamente na internet também trabalham contra os serviços pagos. Lideradas pela ABC.com, controlada pela Walt Disney, redes de TVB como a Fox, da News Corp, estão oferecendo programas de sucesso on-line, de graça. "O acesso gratuito vencerá", disse McQuivey, da Forrester.