O Twitter terá perto de 400 milhões de usuários no mundo até 2018, com a maioria na Ásia, América Latina e Oriente Médio, afirmou a empresa de pesquisa eMarketer nesta terça-feira (27). A expectativa está bem abaixo do 1 bilhão de usuários esperada anteriormente para a rede de microblogs.
O novo estudo sugere que o crescimento da base de usuários do Twitter terá atingido um limite nos principais mercados desenvolvidos daqui a cinco anos.
Até 2018, o crescimento de usuários do Twitter em mercados importantes como Estados Unidos e Japão terá declinado para 6,4% e 6,1%, respectivamente, enquanto a contagem global terá atingido 386,9 milhões, segundo a eMarketer.
Os EUA são responsáveis por três quartos da receita do Twitter, afirmou a empresa no ano passado.
Já considerado como "o próximo Facebook", capaz de atingir mais de 1 bilhão de usuários, o Twitter tem enfrentado crescimento lento de usuários em seus dois primeiros trimestres como companhia aberta.
Mas a eMarketer afirmou que o Twitter tem "potencial significativo" em mercados emergentes, com o crescimento de usuários previsto para acelerar na Ásia.