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Veja os segmentos disponíveis e que públicos podem ser atraídos aos empeendimentos do Oeste |
Veja os segmentos disponíveis e que públicos podem ser atraídos aos empeendimentos do Oeste| Foto:

Metodologia

Pesquisa avaliou 15 itens

O estudo que aponta o potencial de 12 destinos turísticos do Oeste e de Foz do Iguaçu – como "destino indutor" – partiu da análise de 15 itens verificados "in loco" em 63 empreendimentos privados e 25 públicos, visitados por dois consultores do Sebrae-PR. O levantamento chegou a dois "diagnósticos", que juntos apontam os potenciais e traçam o perfil dos municípios.

O diagnóstico empresarial baseou-se em cinco quesitos: estratégias de gestão; estratégias de marketing e comercialização; nível de utilização dos recursos tecnológicos; elementos capazes de atrair o turista; e o nível de competitividade. Além desses, o diagnóstico mercadológico somou ainda a pontuação alcançada em outros dez itens: atrativos, compras, hospedagem, alimentação, acesso, sinalização, apoio ao turista, valor real, valor potencial e capacidade empresarial.

Foz do Iguaçu - Menos da metade dos empreendimentos turísticos espalhados por Foz do Iguaçu e outros 12 municípios às margens do Lago de Itaipu, na chamada "Costa Oeste" do Paraná, têm hoje estrutura capaz de atrair turistas de outros estados. E a grande maioria deles terá de passar por uma série de melhorias para seduzir visitantes estrangeiros.

Essas são algumas das constatações de um estudo de mercado promovido pelo Sebrae-PR e pelo Fórum de Turismo Sustentável Cataratas e Caminhos, que será apresentado hoje, em Foz do Iguaçu. De acordo com o estudo, de 88 empreendimentos visitados, apenas 38 têm atratividade para o turismo nacional.

Por meio da avaliação de restaurantes, museus, hotéis, pousadas, clubes de pesca e balneários, entre outros, o levantamento aponta potencialidades e deficiências do setor turístico da região. Além de Foz do Iguaçu – cujo potencial e capacidade de recepção são bastante consolidados, inclusive para o turismo internacional –, destacam-se Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena e Medianeira, municípios com potencial para o turismo nacional.

Entre os segmentos com maior atratividade da região estão os de lazer, sol e praia e de negócios e eventos. Por outro lado, o potencial dos ramos rural, o gastronômico e o pedagógico ainda está por ser desenvolvido.

Com base na característica dos municípios e dos empreendimentos, os consultores sugerem ainda cinco roteiros integrados que podem ser explorados pelas agências de viagem que comercializam os atrativos locais da fronteira. As sugestões são divididas em temas e agrupadas conforme o segmento turístico: natureza (ecoturismo, aventura e rural), águas (náutico, sol e praia e pesca), sabores (gastronômico), história e cultura (religioso e cultural) e negócios e conhecimentos (técnico-científico, pedagógico e eventos).

Ao levar em conta as principais tendências do mercado e o perfil do turista que costuma visitar a região – como a preferência por viagens de curta distância e feitas com a família nas férias ou feriados e a ascensão econômica das classes C e D –, a pesquisa identificou ainda os principais mercados consumidores. Entre os clientes em potencial estão os moradores de cidades com mais de 70 mil habitantes e localizadas, prioritariamente, num raio de 200 km e, em segundo plano, aquelas a até 600 km de distância da região.

Segundo Ana Lúcia de Sousa, consultora do Sebrae-PR em Foz do Iguaçu, esse é o primeiro estudo do país com tais características. "Ele tem como objetivo apontar o que é preciso melhorar e o que vem dando certo, e apresentar novas oportunidades de negócio." Ana Lúcia adianta que, em 2011, cada um dos empreendimentos será novamente visitado por consultores, que apresentarão sugestões de melhoria para as deficiências detectadas.

"Quando as pessoas viajam, elas querem voltar para casa com histórias para contar e para isso procuram destinos com acesso facilitado, boa hospedagem e opções de passeio. Isso Foz do Iguaçu já tem", destaca, lembrando que o desafio que se vem buscando superar desde 2003 é estender essas qualidades aos municípios lindeiros e, assim, aumentar a permanência média do turista na região dos atuais três dias para uma semana.

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