Crédito
Governo vai financiar estocagem
A presidente Dilma Rousseff editou na sexta-feira medida provisória que prevê financiamento federal para estocagem de etanol. A MP deve ser publicada na próxima segunda-feira no "Diário Oficial da União". A medida tem a intenção de, ao oferecer juros menores para o financiamento, suprir a demanda interna e garantir um preço razoável do etanol no período de entressafra. A regulamentação das regras (valores e prazos) deve ser feita pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A MP era prevista desde outubro passado. Para produtores, a decisão chega tarde, uma vez que a próxima entressafra da cana-de-açúcar ocorre de janeiro a abril.
A União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) informou na sexta-feira que o mercado norte-americano estará aberto para o etanol brasileiro a partir de janeiro. "A legislação americana vigente, que inclui altos subsídios para a indústria do etanol e uma pesada tarifa contra o produto importado, expira no dia 31 de dezembro. Com o fim das atividades no Congresso americano hoje [sexta-feira], não haverá mais oportunidade para qualquer medida que impeça a abertura para o etanol brasileiro, a partir do primeiro dia de 2012."
Os subsídios pagos às distribuidoras que fazem a mistura de etanol à gasolina, que custam ao contribuinte americano cerca de US$ 6 bilhões por ano, e a tarifa de US$ 0,54 sobre cada galão (3,8 litros) importado para o país impediam que o etanol brasileiro chegasse ao mercado dos Estados Unidos com preços competitivos.
O presidente da Unica, Marcos Jank, disse que "hoje a prioridade é atender o mercado doméstico". "Mas, com o fim da tarifa americana, é possível visualizar a consolidação do etanol como commodity internacional, como já acontece com o açúcar.", completou.
Apesar da iminente abertura do mercado norte-americano, as usinas brasileiras têm dificuldades em atender ao consumo brasileiro tanto que neste ano tiveram de importar grandes volumes de combustível justamente dos EUA.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião