Por David Ljunggren e Paul Carrel
DRESDEN, Alemanha (Reuters) - Os Estados Unidos fizeram um alerta nesta sexta-feira sobre um possível acidente na economia mundial se a Grécia e seus credores não cumprirem seus prazos em junho para evitar um default da dívida grega.
A Alemanha disse que não há sinais de superar o impasse.
Com Atenas enfrentando dificuldades para cumprir os pagamentos que vencem no mês que vem, o impasse da dívida entre a Grécia e seus parceiros da União Europeia ofuscou um encontro de autoridades do G7, que foi originalmente realizado para se concentrar em maneiras de reconduzir a economia global de volta a um crescimento forte.
O Secretário do Tesouro dos EUA, Jack Lew, repetiu alertas de que não se deve minimizar o risco à estabilidade global da saída da Grécia da zona do euro, mesmo que a maior parte da sua dívida não seja mais detida por bancos comerciais.
“Há grande incerteza lá num momento em que o mundo precisa de mais estabilidade e certeza”, disse Lew a repórteres após o encontro do G7.
Ele pediu um acordo rápido sobre os termos amplos de um acerto, para evitar o risco de ficarem travados em detalhes difíceis no último momento: “Acredito que esperar até a véspera ou dois dias antes de qualquer que seja o prazo é apenas uma maneira de cortejar um acidente”.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Lira expõe papel do governo Lula na liberação de emendas ao confrontar Dino
Marco Civil da Internet no STF: a expectativa da retomada do julgamento em 2025; ouça o podcast
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast