Por David Ljunggren e Paul Carrel
DRESDEN, Alemanha (Reuters) - Os Estados Unidos fizeram um alerta nesta sexta-feira sobre um possível acidente na economia mundial se a Grécia e seus credores não cumprirem seus prazos em junho para evitar um default da dívida grega.
A Alemanha disse que não há sinais de superar o impasse.
Com Atenas enfrentando dificuldades para cumprir os pagamentos que vencem no mês que vem, o impasse da dívida entre a Grécia e seus parceiros da União Europeia ofuscou um encontro de autoridades do G7, que foi originalmente realizado para se concentrar em maneiras de reconduzir a economia global de volta a um crescimento forte.
O Secretário do Tesouro dos EUA, Jack Lew, repetiu alertas de que não se deve minimizar o risco à estabilidade global da saída da Grécia da zona do euro, mesmo que a maior parte da sua dívida não seja mais detida por bancos comerciais.
“Há grande incerteza lá num momento em que o mundo precisa de mais estabilidade e certeza”, disse Lew a repórteres após o encontro do G7.
Ele pediu um acordo rápido sobre os termos amplos de um acerto, para evitar o risco de ficarem travados em detalhes difíceis no último momento: “Acredito que esperar até a véspera ou dois dias antes de qualquer que seja o prazo é apenas uma maneira de cortejar um acidente”.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast