Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise financeira

EUA estão em recessão desde dezembro de 2007, diz estudo

Os Estados Unidos estão em recessão desde dezembro de 2007, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira (1º) pelo National Bureau of Economic Research (NBER), grupo privado americano que prepara relatórios sobre a situação econômica do país.

Normalmente, considera-se que um país está em recessão quando ele apresenta dois trimestres seguidos de retração no crescimento da economia. No entanto, o NBER adota outra definição. Para o grupo, a recessão acontece quando a economia apresenta uma "redução significativa" de suas atividades, após atingir um pico.

Nos EUA, ainda não foram registrados os semestres de redução necessários para que a definição "clássica" de recessão seja atingida. Por isso, o governo americano, por exemplo, não admite que o país esteja nessa situação.

Mesmo assim, às 15h45, depois da divulgação do estado, as bolsas norte-americanas tinham acentuado a queda que registravam desde o início do pregão. O índice-referência para Wall Street, o Dow Jones, registrava queda de 5,02%, enquanto o eletrônico Nasdaq tinha baixa de 6,16%.

Pico de dezembro

Em comunicado, o grupo diz que uma série de atividades econômicas, especialmente o número de empregados nas folhas de pagamentos das empresas "atingiu seu pico em dezembro de 2007 e desde então vem registrando queda todos os meses".

Segundo a NBER, os empregadores cortaram 1,2 milhão de empregos ao longo dos dez primeiros meses de 2008. A instituição previu que a economia dos EUA irá sofrer a perda de 325 mil novos postos de trabalho em novembro. De acordo com a entidade, a última vez que os Estados Unidos haviam registrado recessão havia sido entre março e novembro de 2001.

O NBER é uma organização privada e sem fins lucrativos dedicada a estudos da economia americana. O objetivo do escritório é disseminar informações independentes a órgãos de governo, profissionais liberais e acadêmicos. A organização publica periodicamente avaliações sobre a economia do país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.