Com o crescimento da produção de cervejas artesanais nos Estados Unidos na última década, ser apaixonado pela bebida não é o suficiente para abrir um negócio neste ramo, que se torna cada vez mais competitivo. De olho nisso, algumas universidades já oferecem programas on-line sobre o negócio das cervejas artesanais.
Nos últimos dez anos, o número de cervejarias artesanais deu um salto. Eram mais de 4 mil no ano passado nos Estados Unidos. Em 2005, totalizavam cerca de 1.500, segundo a Brewers Association, que representa o setor.
Muitas cervejarias começaram há cinco ou dez anos com foco apenas na cerveja, explica Gregory Dunkling, diretor do novo programa on-line da Universidade de Vermont sobre produção artesanal, cujas aulas começam no mês que vem. Naquela época, diz Dunkling, um cervejeiro caseiro conseguia criar grandes receitas, mas não tinha o tino comercial necessário para tocar o negócio. Como solução, contratava uma equipe. Hoje, no entanto, isso é mais difícil.
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Leia a matéria completaA Universidade Estadual de Portland, no Oregon, começou em 2013 um programa on-line sobre o negócio artesanal de cervejas. A primeira turma reuniu cerca de 40 pessoas. Desde então, o curso se tornou um dos mais bem-sucedidos nessa área, atraindo pessoas de todo o mundo.
“Descobrimos que há um grande interesse de pessoas que querem ter um certificado nessa área. Elas não precisam, necessariamente, fazer uma faculdade só para isso”, diz o diretor de Comunicação da universidade, Scott Gallagher. “Para isso, precisam de conhecimento básico e também mais avançado, como em marketing”.
A Universidade de Portland e a faculdade de estudos de extensão da Universidade Estadual de San Diego também oferecem cursos para cervejeiros. O programa de Vermont, estado conhecido por suas cervejas artesanais, já atraiu candidatos de todo o país. O curso completo – de conhecimento básico e específico (marketing digital, vendas ou operações comerciais) – custa US$ 4.400.
Conforme investidores de fora e grandes cervejarias se tornam cada vez mais envolvidos na produção artesanal, a Harpoon Brewery aproveita para oferecer estágio a estudantes da Universidade de Vermont. Mas alerta que o setor não é movido apenas pelo lado comercial, de negócio. “Contratar pessoas talentosas é uma parte essencial para isso”, diz Rich Ackerman, diretor de Recursos Humanos da Harpoon, acrescentando que a fabricação artesanal é muito mais do que um negócio como outro qualquer. “É, acima de tudo, um projeto movido pela paixão”.
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