Bovespa fecha em recorde e dólar cai a R$ 1,73, após Fed cortar juros nos EUA

O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, o Ibovespa, fechou em alta, acompanhando os mercados financeiros americanos, após o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, reduzir a taxa básica de juros americana em 0,25 ponto percentual, de 4,75% para 4,50% ao ano . O dólar fechou no nível mais baixo desde março de 2000, a R$ 1,738.

Leia a matéria completa

CARREGANDO :)

O Comitê de Política Monetária (FOMC) do Federal Reserve (Fed), banco central americano, decidiu nesta quarta-feira (31), reduzir em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros, que, assim fica em 4,5%.

Publicidade

Segundo comunicado do Fed, o crescimento da economia americana foi sólida no terceiro trimestre de 2007 (o PIB registrou taxa anual de 3,9% no terceiro trimestre deste ano) e as turbulências do mercado financeiro, devido à crise no setor imobiliário, já diminuíram.

No entanto, um estímulo à economia, sob a forma de redução da taxa de juros, se faz necessária, considera o comitê, pois há uma tendência de desaceleração no futuro próximo, já que deve haver um período de ajuste no setor de habitação nos EUA.

"O Comitê considera que, após essa ação (a redução dos juros), o risco de alta na inflação se equilibra com o perigo de queda no crescimento", registra o Fed em comunicado.

Nesta quarta-feira, os investidores já se mostravam otimistas com o possível corte de juros nos EUA. As bolsas européias, por exemplo, fecharam no patamar mais alto das duas últimas semanas.