A economia dos EUA avançou 5% no terceiro trimestre, em dados anualizados, e registrou seu maior crescimento em 11 anos catapultada por investimentos de empresas e consumo, mostram dados revisados do PIB divulgados ontem. O número, amparado por uma leva recente de dados positivos, mostra que a retomada americana finalmente engrenou, seis anos após a maior economia do mundo mergulhar em sua pior crise em 70 anos. A última vez que os EUA cresceram com tamanho vigor havia sido no terceiro trimestre de 2003.

CARREGANDO :)

O resultado foi anunciado pelo Departamento de Comércio, após revisar em 1,1 ponto a prévia divulgada em outubro, de avanço de 3,9%. No segundo trimestre, o PIB dos EUA havia crescido 4,6%.

O mercado financeiro festejou. O índice Dow Jones, o principal da Bolsa de Nova York, subiu 0,36% e pela primeira vez rompeu o patamar dos 18 mil pontos. O mais amplo S&P500 também bateu recorde, superando os 2.082 pontos após ganhar 0,17%.

Publicidade

No novo cálculo, tanto os gastos de consumo quantos os investimentos de empresas foram revistos para cima: os primeiros avançaram 3,2%, contra 2,5% no trimestre anterior, e os últimos, 8,9% contra 9,5%. Isso é importante porque indica o aumento da confiança na retomada econômica, o que a torna mais sustentável. Os gastos de consumo respondem por cerca de dois terços da economia dos EUA.