As bolsas de valores mundiais estão tendo mais um dia de forte queda nesta quarta-feira (1º), refletindo a aversão dos investidores a risco. As bolsas da Ásia caíram fortemente - alguns mercados chegaram a recuar 4% - e o mercado japonês teve queda superior a 2%.

CARREGANDO :)

Na Coréia do Sul, a bolsa de Seul caiu 4%; em Hong Kong, o recuo foi de 3,15%; em Xangai, de 3,81%; e, em Taiwan, de 4,26%. O mercado australiano também teve forte retração, de 3,3%. Na Europa, onde o mercado ainda não fechou, as quedas também eram superiores a 2%.

Mercado imobiliário

Publicidade

Mais uma vez, de acordo com analistas, a tensão é liderada pelo mercado imobiliário americano, que sofre com o aumento da inadimplência dos mutuários da casa própria, especialmente entre os chamados "clientes de risco". "É um período de inacreditável volatilidade, é bastante estressante", disse um operador.

Nesta manhã, uma empresa de crédito imobiliário dos Estados Unidos - a American Home Mortgage Investment - disse que pode ter que vender ativos e que não poderá realizar novos empréstimos. Outro fundo imobiliário, o Bear Stearns, informou na terça-feira (31) a suspensão de resgate de um fundo depois que investidores temerosos tentaram sacar grandes quantidades de dinheiro.

Dólar

As incertezas nos EUA também afetam a cotação do dólar, que cai perante as principais moedas. A turbulência dos mercados impulsionou a moeda e os bônus do Japão, com o iene atingindo pico em três meses de 117,98 contra o dólar, enquanto os futuros dos bônus do governo japonês avançavam para o maior patamar em dois meses.

Publicidade