O vice-ministro de Finanças da Alemanha, Joerg Asmussen, afirmou hoje que o fim da revisão do programa de austeridade da Grécia foi estendido em uma semana. Embora não houvesse um prazo para o encerramento do processo, esperava-se que isso ocorresse amanhã. Segundo Asmussen, apesar de especialistas do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Central Europeu (BCE) e da Comissão Europeia ainda não terem concluído a revisão, já está claro que a Grécia vai precisar tomar mais medidas para cumprir as metas fiscais.

CARREGANDO :)

Os especialistas estão em Atenas avaliando os esforços de austeridade do governo grego, exigidos pelo programa que ofereceu 110 bilhões de euros em ajuda para o país há um ano. Os resultados da revisão deverão ser apresentados em junho. No entanto, algumas informações foram divulgadas nos encontros de ministros de Finanças europeus ontem e hoje. "Com base no relatório interino, já está claro que a Grécia vai precisar de mais esforços para cumprir o programa de austeridade que foi acertado", disse Asmussen.

Em particular, medidas para atender às metas fiscais neste ano e no próximo precisam ser melhoradas, enquanto as promessas de privatização têm de ser seguidas por ações concretas, afirmou a autoridade alemã. "Até agora, a Grécia não fez nem um euro em privatizações", declarou.

Publicidade