A Comissão Europeia anunciou na terça-feira a abertura de uma investigação antitruste contra a Motorola Mobility, que produz smartphones e tablets, depois de denúncias de práticas comerciais nocivas apresentadas por Apple e Microsoft. "A Comissão pretende determinar se a Motorola utilizou de forma abusiva algumas de suas patentes com o objetivo de alterar a concorrência", afirma um comunicado.
O órgão executivo da União Europeia se concentrará na disputa entre Motorola por um lado e Apple e Microsoft do outro sobre uma série de produtos de destaque, como o iPhone, iPad, Windows e XBox. Bruxelas tenta esclarecer se, com suas ações, a Motorola não respeitou os compromissos com os organismos reguladores, que impõem a outorga de patentes consideradas essenciais em condições "equitativas, razoáveis e não discriminatórias", para garantir um acesso à tecnologia aos possíveis concorrentes.
A Comissão quer ainda descobrir se o comportamento da Motorola corresponde ao de um abuso de posição dominante. A abertura do procedimento significa que a Comissão tratará o caso de forma prioritária, mas sem prejulgar sobre a decisão final, afirma o comunicado.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast