Os ministros das Finanças dos 17 países que integram a zona do euro reúnem-se nesta quinta-feira(1º) em Bruxelas, na Bélgica, para discutir o programa de resgate à Grécia. Também na quinta deve começar a reunião do Conselho Europeu que engloba os chefes de Estado e de Governo. A reunião do Eurogrupo é presidida por Jean-Claude Juncker, primeiro-ministro de Luxemburgo.
Estarão em discussão, durante o encontro, o pacote de ajuda à Grécia, no valor de US$ 130 bilhões, e o perdão parcial da dívida. Os líderes dos 27 países que integram a União Europeia se reúnem no encontro chamado Semestre Europeu, para a definição do acordo Pacto Orçamental.
As reuniões foram convocadas pelo presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy. Segundo ele, Jean-Claude Juncker aproveitará a oportunidade para propor a eleição de um presidente para as cúpulas que envolvem os 17 membros da zona do euro. Rompuy acumulará esse cargo com o de presidente do Conselho Europeu.
O Semestre Europeu prevê que os projetos de orçamento de cada membro do bloco sejam discutidos por todos os integrantes da União Europeia, antes de serem aprovados.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast