O Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), com o apoio da Gazeta do Povo, realiza, na próxima quarta-feira, o segundo dos seis encontros do Ciclo de Debates Cenário Brasil. O tema será "Brasil: portos e hidrovias", com a intenção de discutir a infra-estrutura portuária. "Nossos portos precisam ser mais eficientes, para garantir as exportações e importações, fruto das nossas relações internacionais", afirma o presidente do IEP, Luiz Cláudio Mehl.

CARREGANDO :)

Na avaliação de Mehl, as deficiências de gestão nos portos brasileiros têm encarecido os produtos direcionados ao mercado externo. "O Paraná tem sofrido muito com a deficiência de gestão do porto, não apenas na parte administrativa. Obras importantes para o porto têm demorado muito tempo para ser executadas", avalia. Entre os principais problemas, segundo ele, estão a falta de dragagem e a pouca integração da estrutura portuária com as ferrovias e as estradas. "Isso gera uma série de problemas econômicos que muitas vezes culminam nas filas de caminhões pela BR-277." Segundo ele, também há muitas deficiências na rede hidroviária, pouco utilizada no Brasil, assunto que será tratado em um dos seminários.

Para falar sobre as trocas comerciais, o IEP convidou o francês Eric Farcette, da Mission Economique de São Paulo. Os outros palestrantes são Harry Daijó, da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Nelson do Canto Oliveira Saks e José Marques Filho, da Copel, o diretor superintendente do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Juarez Moraes e Silva, Luiz Dividino, da Logway do Brasil e Veron Richard Kohl, do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Publicidade

"No ano que vem, teremos o aniversário de 200 anos da vinda de D. João VI para o Brasil que abriu os portos brasileiros ao mundo. Nosso papel agora é de nos esforçarmos para aumentar nossa eficiência e conquistar maior espaço no cenário mundial." No mês passado, o IEP promoveu a discussão sobre o transporte rodoviário no Brasil. Os próximos temas a serem discutidos no Ciclo de Debates são sobre ferrovias e aeroportos, energia, desenvolvimento urbano e saneamento e educação, ciência e tecnologia. As datas ainda não foram confirmadas.

Serviço: Ciclo de Debates, com o tema "Brasil: Portos e Hidrovias". Informações: (41) 3322-9129 e inscrições pelo site www.iep.org.br.