O Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), com o apoio da Gazeta do Povo, realiza, na próxima quarta-feira, o segundo dos seis encontros do Ciclo de Debates Cenário Brasil. O tema será "Brasil: portos e hidrovias", com a intenção de discutir a infra-estrutura portuária. "Nossos portos precisam ser mais eficientes, para garantir as exportações e importações, fruto das nossas relações internacionais", afirma o presidente do IEP, Luiz Cláudio Mehl.
Na avaliação de Mehl, as deficiências de gestão nos portos brasileiros têm encarecido os produtos direcionados ao mercado externo. "O Paraná tem sofrido muito com a deficiência de gestão do porto, não apenas na parte administrativa. Obras importantes para o porto têm demorado muito tempo para ser executadas", avalia. Entre os principais problemas, segundo ele, estão a falta de dragagem e a pouca integração da estrutura portuária com as ferrovias e as estradas. "Isso gera uma série de problemas econômicos que muitas vezes culminam nas filas de caminhões pela BR-277." Segundo ele, também há muitas deficiências na rede hidroviária, pouco utilizada no Brasil, assunto que será tratado em um dos seminários.
Para falar sobre as trocas comerciais, o IEP convidou o francês Eric Farcette, da Mission Economique de São Paulo. Os outros palestrantes são Harry Daijó, da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Nelson do Canto Oliveira Saks e José Marques Filho, da Copel, o diretor superintendente do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Juarez Moraes e Silva, Luiz Dividino, da Logway do Brasil e Veron Richard Kohl, do Instituto de Engenharia de São Paulo.
"No ano que vem, teremos o aniversário de 200 anos da vinda de D. João VI para o Brasil que abriu os portos brasileiros ao mundo. Nosso papel agora é de nos esforçarmos para aumentar nossa eficiência e conquistar maior espaço no cenário mundial." No mês passado, o IEP promoveu a discussão sobre o transporte rodoviário no Brasil. Os próximos temas a serem discutidos no Ciclo de Debates são sobre ferrovias e aeroportos, energia, desenvolvimento urbano e saneamento e educação, ciência e tecnologia. As datas ainda não foram confirmadas.
Serviço: Ciclo de Debates, com o tema "Brasil: Portos e Hidrovias". Informações: (41) 3322-9129 e inscrições pelo site www.iep.org.br.
Denúncia contra Bolsonaro surge em meio à queda recorde de popularidade de Lula
Denúncia da PGR aponta Braga Netto como mobilizador e responsável por financiamento de suposto golpe
Podcast repercute os impactos políticos da denúncia contra Bolsonaro
Moraes derruba sigilo da delação de Cid e notifica citados em denúncia da PGR
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast