Envolvida em sua pior crise, a Petrobras irá anunciar este mês mais uma etapa do processo de renovação do seu conselho de administração. Na reunião do dia 23 de março, o nome do presidente da mineradora Vale, Murilo Ferreira, deve ser efetivado como presidente do conselho da Petrobras no lugar do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. A intenção do governo é substituir todos os seus atuais representantes do conselho, hoje com um perfil mais político, por nomes reconhecidos pelo mercado financeiro.

CARREGANDO :)

Antes da escolha de Aldemir Bendini para comandar a Petrobras, o nome de Ferreira figurou na lista dos mais cotados para substituir Graça Foster na presidência da estatal. Segundo fontes, na época o presidente da Vale resistiu a deixar a mineradora para assumir o turbulento dia-a-dia da Petrobras. Já o comando do conselho o executivo pode acumular com a presidência da Vale, empresa que também atravessa um período de redimensionamento por conta do fim do ciclo de alta no preço do minério de ferro, carro-chefe das vendas da mineradora.

Ao conferir um perfil mais profissional ao conselho da Petrobras, o governo espera reconquistar da confiança dos investidores, abalada pelas denúncias de corrupção envolvendo a petroleira.

Publicidade