Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
crescimento

Expansão do PIB deve perder força, aponta Ipea

O crescimento da economia brasileira deve perder força nos próximos trimestres, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o instituto, essa expectativa tem sido corroborada "por vários indicadores de atividade referentes ao segundo trimestre".

"Tanto na indústria, quanto em alguns setores do comércio varejista, já há sinais de desaquecimento em relação ao resultado do primeiro trimestre", diz o Ipea em sua carta de conjuntura.

No primeiro trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro mostrou expansão de 2,7% frente ao período anterior. Na comparação com o primeiro trimestre de 2009, o PIB avançou 9,0%, sendo esta a maior taxa verificada na série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso, segundo o instituto, ainda que o PIB fique estagnado nos próximos três trimestres do ano, na série com ajuste sazonal, a economia brasileira fecharia 2010 com expansão de até 6,0% em relação a 2009.

Além disso, de acordo com o Ipea, a maioria dos fundamentos que tem explicado o bom desempenho do PIB desde o segundo trimestre de 2009 ainda está presente na economia. "Sendo assim, é importante avaliar até que ponto essa desaceleração é nada mais do que uma acomodação para um patamar de crescimento mais compatível com a capacidade de oferta da economia, ou se existem fatores que possam vir a comprometer o ciclo atual".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros