Após o respiro na semana passada com uma leve alta nas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2014 depois de 19 semanas de reduções consecutivas, a mediana das expectativas para o crescimento voltou a piorar no Relatório de Mercado Focus, divulgado pelo Banco Central, nesta segunda-feira, 20. Pelo documento, a economia brasileira crescerá 0,27% este ano ante previsão de 0,28% da semana passada e de 0,30% vista um mês atrás.
Os economistas continuam a acreditar em alguma retomada da atividade no ano que vem, e mantiveram a taxa mediana para o período em 1%. Quatro semanas antes, a estimativa de crescimento para o próximo ano estava em 1,01%.
Conforme a pesquisa, o setor manufatureiro terá retração de 2,24% este ano ante previsão de queda de 2,16% esperada na semana passada. Vale lembrar que um mês antes, a expectativa era de uma diminuição da atividade de 1,94%. Para 2015, a previsão é de recuperação do setor, que deve ter expansão de 1,46% - estava em 1,30% no documento anterior e em 1,60% um mês antes.
Os analistas ajustaram suas estimativas para o indicador que mede a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB em 2014. A Focus de hoje aponta que a mediana da semana passada, e também de um mês atrás, de 35%, foi alterada para 35,10%. Já o ponto central da pesquisa para a relação em 2015 passou de 35,50% para 35,75% de um levantamento para o outro. Quatro semanas antes, porém, estava em 35,40%.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast