A IEEE, maior organização técnico profissional do mundo, promoveu um experimento curioso no mês passado, durante a CES 2015, em Las Vegas. Cerca de 950 voluntários participaram de um jogo de corrida com carros controlados pelo pensamento.
Os "corredores" utilizaram um equipamento o headset Emotiv Insight EEG que permite que carros avancem por uma pista com base nos eletrodos ligados à cabeça dos usuários. A tecnologia utiliza um sistema de aprendizagem para reconhecer quando a pessoa pensa em um determinado comando mental nesse caso, mover o carro para frente e vencer a competição.
O movimento do carro depende exclusivamente de cada competidor: cada um traça seu próprio mapa mental e mantém um pensamento constante, que faz com que o carro se mova para frente.
Insights
O experimento trouxe uma série de insights curiosos sobre o funcionamento da mente e destacou diferenças entre os perfis dos corredores, que variam de acordo com o sexo, nacionalidade e até ocupação profissional.
Segundo a IEEE, as mulheres que participaram do experimento, "correram", em média, 10% mais rápido do que os homens. Corredores de controle mental do Japão foram 12,16 segundos mais rápido que todos os outros países e CEOs de empresas conseguiram mover o carro 3,96 segundos mais rápido que outros participantes.
A diversidade de competidores do mundo todo permitiu também o levantamento de dados sobre o perfil de corredores de diferentes países: participantes do Japão terminaram a corrida em tempo médio de 15,13 segundos, seguido pelos EUA com 21,62 segundos e China com 26,07 segundos.
O tempo médio para mulheres foi de 20,86 segundos, enquanto para homens foi 22,94 segundos. CEOs tiveram tempo médio de 21,55 segundos, 4 segundos mais rápido que a média de todos os outros participantes.