Na próxima quarta e quinta-feira (25 e 26) Curitiba recebe a Expo Money, evento gratuito de educação financeira e investimentos que acontece anualmente em 10 cidades brasileiras. Este será o quarto ano que evento acontece na capital paranaense. A participação em Curitiba é uma das maiores do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. No ano passado 5,1 mil pessoas visitaram a feira quase metade delas com a intenção de investir em ações.
De acordo com o levantamento feito pela TradeNetwork, organizadora do evento, 46% do público curitibano que participou do último evento tinha interesse em investir no mercado de renda variável aplicando diretamente em ações. São Paulo é a segunda cidade nessa lista, com interesse de 40%. Além disso, outros 38% dos curitibanos revelaram interesse por investimento em fundos de ação índice que tem equilíbrio entre as cidades pesquisadas. "Não significa que todo esse contingente esteja no mercado de ação, mas a pesquisa mostra a tendência e o interesse do público", diz o presidente da TradeNetwork, Robert Dannenberg.
Esse interesse é confirmado ao observar os números da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) que revelam a participação dos investidores paranaenses individuais (pessoas físicas). Nos últimos sete anos, houve aumento de 790% no número de participantes maior que a média nacional, de 630%. Em 2002 havia 3,9 mil investidores paranaenses pessoa física na Bovespa. No fechamento do ano passado o número chegou a 30,8 mil. O Paraná ocupa a 5ª posição no ranking dos estados com mais investidores pessoa física.
De acordo com o consultor Raphael Cordeiro, que ministrará palestra no Expo Money no dia 26, o interesse dos curitibanos em 2008 está relacionado com o bom rendimento das ações até maio do ano passado. "As pessoas tendem a olhar para o retorno de curto prazo. O ideal é analisar o seu perfil investidor antes de definir onde aplicar", diz. "Temos vários exemplos de pessoas que investiram empolgadas com a onda otimista da bolsa e hoje estão amargando as perdas."
Na análise do consultor, o momento é favorável para comprar ações. Mas não é aconselhável que esta seja a única forma de investimento. Ele recomenda diversificar, conforme o perfil. "Se a pessoa se interessa por imóveis, é um bom investimento."
Feira
Entre os expositores da 4ª Expo Money Curitiba estão a BM&FBovespa, empresas de capital aberto, corretoras de valores e entidades do mercado financeiro. De acordo com a TradeNetwork, a feira é direcionada para qualquer pessoa interessada em aprender a administrar suas finanças pessoais e conhecer os produtos de investimento disponíveis no mercado.
Paralelamente à feira acontecem 30 palestras abordando temas que contemplam investidores experientes e iniciantes. "Os assuntos vão desde o planejamento financeiro pessoal até como montar uma carteira de ações e operar via home broker", explica Dannenberg. Entre os palestrantes estarão consultores financeiros, economistas, escritores e profissionais de mercado.
* * * * *
Serviço
4ª Expo Money Curitiba. Dias 25 e 26 de março, das 13 h às 21h30, no Expo Unimed Curitiba (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Campo Comprido). A inscrição para o Expo Money é gratuita e pode ser feita no www.expomoney.com.br/09_cwb