Pinhais O local que abrigou o primeiro shopping center da região metropolitana, na década de 80, mas fracassou anos mais tarde com o surgimento dos modernos e centrais shoppings de Curitiba, se transforma agora no terceiro maior centro de eventos do Brasil, Segundo os novos donos, ele perde apenas para o Rio Centro e o Anhembi. A descrição é do Expo Trade Convention & Exhibition Center, que até dois meses atrás era conhecido como o Expo Trade Pinhais.
O centro de eventos, que pertencia à maior empresa atacadista do Brasil no setor de gêneros alimentícios, o Atacadão, de São Paulo, foi comprado há 60 dias por um grupo de empresários paranaenses, liderado por João Elísio Ferraz de Campos, João Carlos Ribeiro e Carlos Oscar Miranda. O negócio foi fechado por R$ 25 milhões. Outros R$ 10 milhões serão investidos em reformas nos próximos dois anos. Está nos planos do grupo a construção de um hotel no local para melhor atender os participantes de congressos e feiras.
José Elísio foi empossado ontem como presidente do Con-selho de Administração do Expo Trade Convention & Exhibition Center, juntamente com a sua diretoria, aproveitando a abertura do 9.º Salão do Automóvel de Curitiba.
O empresário disse que embora não tenha nada contra os investimentos de fora no Para-ná, fica muito feliz quando em-presários do estado se unem para assumir um negócio desse porte. "É importante que o Paraná tenha uma classe empresarial forte", destaca.
O diretor Carlos Oscar Miranda informou que os proprietários do antigo Expotrade Pinhais não tinham no local o seu negócio principal e, por isso, resolveram vender o empreendimento e se dedicar apenas à atividade afim, que é o atacado de alimentos.
Segundo João Elísio, o Expo Trade Convention & Exhibition Center passará daqui para frente por uma fase de dinamização e será apresentado aos organizadores das maiores feiras do mundo. "No momento pensamos apenas em alugar o local. Para o futuro, poderemos fazer promoções."
O pavilhão de convenções foi projetado em dois pavimentos, integrados ao pavilhão de exposições, podendo abrigar até cinco eventos simultaneamente. Só o centro de exposições tem 23 mil metros quadrados de área construída. No local funcionam 12 auditórios, que podem ser adaptados para comportar até 7,5 mil lugares.
Em março do próximo ano, o Expo Trade Convention & Exhibition Center será sede das Nações Unidas, durante a 8.ª Conferência das partes da Convenção sobre Diversidade Biológica e o 3.º Encontro das partes da Convenção do Protocolo de Cartagena, ou Biossegurança. Durante os 30 dias de março estarão reunidos representantes de 198 países, aproximadamente 80 chefes de estado. A estimativa é que esse evento reúna 8 mil participantes.



