O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Ed Schafer, disse nesta terça-feira (26), por telefone, ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que as exportações de carne industrializada do Brasil para o mercado americano foram normalizadas. "A inspeção está completa, os oficiais têm trabalhado com sucesso e os embarques já estão ocorrendo", comunicou o chefe do USDA. No mês passado, as exportações foram suspensas temporariamente por causa de diferenças nas metodologias nos sistemas de produção dos frigoríficos. O comércio foi restabelecido no começo deste mês.
Em nota, o Ministério da Agricultura do Brasil informou que, após o restabelecimento do comércio de carne bovina processada, Brasil e Estados Unidos comemoram os entendimentos na área sanitária. Stephanes afirmou estar contente com os resultados das negociações. "Estamos ainda mais satisfeitos em atender um mercado tão exigente. Isso é importante para que o Brasil esteja preparado para qualquer outro mercado", afirmou.
Ainda sobre a maneira como os serviços oficiais trabalharam para reaver o comércio, Schafer afirmou que "é um exemplo de como dois países podem trabalhar juntos em um acordo bilateral para melhorar a relação nas importações e exportações".
O ministro brasileiro espera, agora, que as discussões sobre a análise de risco para carnes in natura sejam concluídas em breve Esta semana, técnicos do Ministério e do USDA estão reunidos em Washington (EUA) para tratar da exportação brasileira de carnes bovina, suína e de aves fresca. O encontro é uma continuação dos trabalhos iniciados pelos dois países no Comitê Consultivo Agrícola (CCA), em maio deste ano, em Brasília.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast