Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comércio exterior

Exportações batem recorde do trimestre

Brasília - A alta no preço dos produtos básicos, principalmente soja e ferro, levou o Brasil a registrar recorde de exportações no primeiro trimestre de 2011. A valorização desses itens no mercado internacional, que está entre as principais causas da inflação no Brasil e no exterior, ajudou a compensar o ritmo mais lento de crescimento no volume exportado.

As vendas do Brasil para o exterior nos três primeiros meses do ano chegaram ao valor inédito de US$ 51,2 bilhões, aumento de 28,5%. Dados do Ministério do Desenvolvimento mostram que os preços respondem por quase 75% do aumento nas vendas para o exterior. O restante se refere ao volume maior de vendas.

A participação dos produtos básicos nas exportações cresceu de 39,4% para 44,5% em relação ao mesmo período de 2010, já que as vendas desses produtos cresceram mais que a de produtos industrializados. O governo diz que, apesar do recorde, o dólar ainda é um problema, por impedir um crescimento maior das vendas de industrializados. "Se tivéssemos um perfil cambial melhor, as exportações de manufaturados cresceriam muito mais", disse o secretário-executivo do Ministério do Desen­volvimento, Alessandro Teixeira.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros