O agronegócio continuará puxando as exportações brasileiras nos próximos 10 anos. Segundo projeções divulgadas nesta quinta-feira pelo Ministério da Agricultura, em 2015 haverá aumento nas vendas externas de soja, açúcar, álcool e carnes. O produto que mais será vendido será o etanol, com elevação de 215% nos embarques, de 2,7 bilhões de litros em 2005 para 8,5 bilhões de litros.

CARREGANDO :)

A soja aparece em segundo lugar, com crescimento de 54,6% no volume embarcado. Em seguida, estão açúcar, carnes de frango e bovina. Em contrapartida, a produção de trigo no país não acompanhará o consumo doméstico e o Brasil vai importar em dez anos 6,3 milhões de toneladas, alta de 18,9%.

Segundo o chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Elísio Contini, as vendas ao exterior continuarão subindo devido ao crescimento da economia mundial, aumento da renda e redução dos subsídios. O país manterá a liderança no ranking das exportações de açúcar e carnes. As exportações de açúcar crescerão 34,8% entre 2005 e 2015, de 17,8 milhões de toneladas para 24 milhões de toneladas. Os embarques de carne de frango terão aumento de 35,5% e a bovina, outros 28,6%.

Publicidade

Para atingir os cenários estimados, o ministério está preparando um programa estratégico a ser desenvolvido nesse período, ligado aos PPAs (Plano Plurianual) e ao orçamento para evitar que a falta de dinheiro e problemas com doenças e pragas atinjam o agronegócio.