As exportações do agronegócio do Brasil atingiram 5,745 bilhões de dólares em setembro, uma queda de 15,6 por cento em relação ao mesmo mês do ano anterior, informou o Ministério da Agricultura nesta terça-feira.
Em moeda nacional, os embarques somaram 10,4 bilhões de reais no mês passado, recuo de 14,7 por cento em relação ao mesmo período de 2008.
Já as importações chegaram a 876,5 milhões de dólares, contração de 16 por cento, e em moeda nacional as compras caíram 15,1 por cento, totalizando 1,5 bilhão de reais.
Com isso, a balança comercial do agronegócio brasileiro registrou em setembro um superávit de 4,868 bilhões de dólares, ou 8,8 bilhões de reais.
Segundo comunicado do ministério, o complexo sucroalcooleiro registrou aumento nos embarques de 816 milhões de dólares para 1,05 bilhão de dólares em setembro, puxado pelas exportações de açúcar, que subiram 69,9 por cento no mês passado em comparação com o mesmo período de 2008, atingindo 900 milhões de dólares.
Já as vendas externas de álcool sofreram uma queda em dólares de 47,5 por cento, totalizando 151 milhões de dólares. Essa queda se deve à redução de 37 por cento na quantidade exportada e de 16,6 por cento no preço praticado.
O ministério destacou que os países da Ásia e do Oriente Médio vêm ocupando posições de destaque no ranking de vendas do agronegócio brasileiro neste ano, com um crescimento das exportações para essas regiões de 13,4 por cento e 8,9 por cento, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2008.
As vendas para os asiáticos, líderes das exportações brasileiras, totalizaram 1,78 bilhão de dólares e, para o Oriente Médio, 633,4 milhões de dólares.
Nos últimos 12 meses, as exportações brasileiras do agronegócio totalizaram 65,89 bilhões de dólares, queda de 7,1 por cento em relação ao período de outubro de 2007 a setembro de 2008.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião