O Paraná está exportando mais produtos em 2010. De janeiro a abril deste ano, as exportações do estado apresentaram alta de 16,4% em relação ao mesmo período de 2009. As importações também tiveram crescimento: 51%. No quadrimestre, o saldo da balança comercial paranaense é positivo, de U$$ 222 milhões.
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações somaram U$$ 3,864 bilhões nestes quatro meses. Já as importações totalizaram U$$ 3,642 bilhões.
Em abril, o Paraná exportou U$$ 179 milhões a mais do que no mesmo mês do último ano. Os principais produtos responsáveis pelos resultados no quadrimestre foram soja em grão (participação de 34% do total das vendas do estado), óleo de soja, trigo, frango congelado, açúcar e automóveis.
Nas importações, o estado comprou principalmente óleo de petróleo, automóveis, peças para o setor automotivo, produtos químicos e circuitos integrados.
Comércio e indústria
Dados divulgados na quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que o comércio varejista paranaense cresceu 13,4% no primeiro trimestre deste ano. O índice no Paraná foi superior ao registrado no país, de 12,8%. No mês de março, destacou-se o setor de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação.
Os resultados da indústria também foram positivos. O IBGE divulgou estudo, no último dia 7, que mostrou que a maior expansão da produção industrial no país em março foi registrada no Paraná: 18,6%. A comparação foi realizada com o mês de fevereiro. A produção cresceu em 12 dos 14 locais pesquisados. No conjunto das regiões, a alta foi de 2,8%.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião