O Paraná está exportando mais produtos em 2010. De janeiro a abril deste ano, as exportações do estado apresentaram alta de 16,4% em relação ao mesmo período de 2009. As importações também tiveram crescimento: 51%. No quadrimestre, o saldo da balança comercial paranaense é positivo, de U$$ 222 milhões.
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações somaram U$$ 3,864 bilhões nestes quatro meses. Já as importações totalizaram U$$ 3,642 bilhões.
Em abril, o Paraná exportou U$$ 179 milhões a mais do que no mesmo mês do último ano. Os principais produtos responsáveis pelos resultados no quadrimestre foram soja em grão (participação de 34% do total das vendas do estado), óleo de soja, trigo, frango congelado, açúcar e automóveis.
Nas importações, o estado comprou principalmente óleo de petróleo, automóveis, peças para o setor automotivo, produtos químicos e circuitos integrados.
Comércio e indústria
Dados divulgados na quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que o comércio varejista paranaense cresceu 13,4% no primeiro trimestre deste ano. O índice no Paraná foi superior ao registrado no país, de 12,8%. No mês de março, destacou-se o setor de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação.
Os resultados da indústria também foram positivos. O IBGE divulgou estudo, no último dia 7, que mostrou que a maior expansão da produção industrial no país em março foi registrada no Paraná: 18,6%. A comparação foi realizada com o mês de fevereiro. A produção cresceu em 12 dos 14 locais pesquisados. No conjunto das regiões, a alta foi de 2,8%.
Caiado e Marçal cobiçam apoio de Gusttavo Lima para eleições em 2026
Moraes pede manifestação da PGR sobre passaporte de Bolsonaro; assista ao Sem Rodeios
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Governo do Tocantins vive crise política deflagrada após investigações da Polícia Civil
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast