A bolsa de valores de Tóquio subiu 0,66 por cento nesta terça-feira, a 16.637 pontos, acompanhando a alta de companhias exportadoras como a Kyocera Corp., motivada pelo enfraquecimento do iene.
Fornecedores de frutos do mar também cresceram, depois que um anúncio de fusão do Maruha Group alimentou especulações de um rearranjo no setor.
Empresas de eletrônicos, como a Matsushita Electric Industrial e a Sony, tiveram alta depois que o Credit Suisse divulgou como boas as vendas das companhias no mercado norte-americano, durante a temporada de vendas dos feriados.
Confira como se comportaram outros mercados da Ásia:
HONG KONG
O índice Hang Seng ficou estável nesta terça-feira, fechando ligeira baixa de 0,09 por cento, a 18.907 pontos. Os investidores ficaram cautelosos antes da reunião final do Federal Reserve dos EUA.
CORÉIA DO SUL
O índice Korea Composite, da bolsa de Seul, caiu 0,99 por cento, a 1.376 pontos, na maior baixa em seis semanas.
A LG.Philips LCD teve queda, após notícias de um inquérito antitruste provocarem preocupações com perdas maiores do que as esperadas para 2006.
TAIWAN
O índice Taiex caiu 2,02 por cento nesta terça-feira, para 7.458 pontos. Os investidores venderam as ações de grandes exportadores de produtos de tecnologia, como a TSMC, por temores de queda nas vendas em dezembro, depois que o auge da temporada de produção chegou ao fim.
CINGAPURA
O índice Straits Times teve alta de 0,23 por cento, para 2.893 pontos.