A multinacional norueguesa Aker Solutions anunciou, na manhã desta quarta-feira (27), que foi a vencedora de um contrato de US$ 800 milhões (aproximadamente R$ 1,6 bilhão) para o fornecimento de equipamentos de exploração submarina de petróleo à Petrobras. A maioria desses equipamentos será produzida na fábrica da Aker na Cidade Industrial de Curitiba.

CARREGANDO :)

Segundo a empresa, "o escopo de fornecimento abrange 60 conjuntos de árvores de natal submarinas verticais [equipamentos de controle de vazão de poços de petróleo], sistemas de controle submarinos, ferramentas e peças de reposição para fornecimento no período de 2014-2018". Esses conjuntos serão usados no desenvolvimento de campos do pré-sal na Bacia de Santos, a 300 quilômetros do litoral de São Paulo.

Nova fábrica em Curitiba

Publicidade

O novo contrato e as boas expectativas para indústria brasileira de petróleo e gás levaram a empresa a Aker ampliar suas atividades no país, o que inclui investimentos pesados em Curitiba. Sem revelar valores, a empresa anunciou que vai construir uma nova fábrica de equipamentos submarinos em Curitiba, que vai substituir a unidade atual em 2015 e empregar 1,1 mil pessoas. Incluindo as instalações em outros estados, a empresa tem atualmente 1,4 mil funcionários no Brasil.

"Apenas os primeiros conjuntos de poço do novo contrato serão produzidos na fábrica existente, enquanto os restantes serão fabricados, montados e testados na nova instalação", informa o comunicado da Aker.

"Estamos comprometidos com o desenvolvimento da indústria submarina no Brasil através do desenvolvimento de nossa expertise brasileira, apoiada pela nossa rede de competência internacional", disse, na nota, Luis Antonio Araujo, presidente da Aker Solutions no Brasil.